A startup espanhola Cabify anunciou nesta sexta-feira (23) que irá encerrar suas operações no Brasil a partir do próximo dia 14 de junho. Em comunicado, a empresa diz que a persistência da pandemia do novo coronavírus no país dificulta a criação de valor dos seus serviços de carona compartilhada, dependente da mobilidade urbana, e por decisão de rentabilidade tomou a decisão de sair do Brasil.
“Todos os motoristas parceiros, passageiros e empresas que utilizam seus serviços no país foram devidamente informados e a Cabify tem transmitido sua gratidão pela confiança depositada na empresa nos últimos 5 anos, desde sua chegada ao Brasil em 2016. A empresa continuará atenta às necessidades e oportunidades futuras de mobilidade neste mercado”, fala a startup, em nota.
Depois de tantos anos nos movendo, no próximo dia 14 de junho deixaremos de operar no Brasil. Obrigado por tudo, e mesmo que não os levamos mais de Cabify, os levaremos para sempre no 💜. Nos vemos nos países onde ainda operamos o serviço. pic.twitter.com/tKH6WNALgP
— Cabify Brasil (@cabifybrasil) April 23, 2021
Fundada em 2011, em Madri, a Cabify expandiu, alguns meses depois, para a América Latina e atualmente está presente na Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru e Uruguai. Até agora, a companhia afirmou que continuará operando nos demais países do continente.
Cabify encontrou muita competição no Brasil
No Brasil, onde chegou em 2016, a startup viu um mercado altamente competitivo, que conta com a Uber (UBER34) e a 99 como as principais operadoras de serviços de carona compartilhada.
A Cabify chegou a investir boas quantias no país – em 2019, por exemplo, ela adquiriu o aplicativo Easy Taxi, através de um investimento de US$ 20 milhões (cerca de R$ 77 milhões, na época).
Além de carros, a Cabify ofereceu por algum tempo também patinetes elétricos, que se tornaram febre em grandes capitais por um pequeno intervalo de tempo mas que, posteriormente, caíram em desuso.
(Com Estadão Conteúdo)