Em mais um episódio do acirramento da concorrência no setor bancário, o JP Morgan fechou a compra de 40% do C6 Bank na última segunda-feira (28). Os valores não foram divulgados oficialmente, mas o BTG Pactual (BPAC11) estima que o montante tenha sido de R$ 10 bilhões pela fatia.
Isso perfaz um valuation de R$ 25 bilhões ao C6 Bank. Fundado em 2019, o banco digital conta com sete milhões de clientes e tem ampliado seu escopo, criando seu próprio marketplace, a exemplo do Banco Inter (BIDI11).
A confiança depositada pelo JP Morgan, líder global de serviços financeiros com ampla atuação no segmento de varejo, reforça a tese de que os bancos digitais não são mais uma promessa e, sim, uma realidade no setor bancário brasileiro, avalia o BTG.
O valuation do C6 saltou mais de 120% desde dezembro do ano passado, quando era avaliado em R$ 11 bilhões após uma rodada liderada por investidores individuais e famílias.
“O JP Morgan certamente trará sua capacidade e experiência global para apoiar o banco digital em seus próximos passos no mercado brasileiro”, diz o banco de investimento em relatório.
C6 Bank entra na dinâmica do mercado
Marcelo Kalim, cofundador e CEO do C6, afirmou que a parceria com o JP Morgan será um divisor de águas para o banco.
Com o apoio de uma das mais fortes instituições do planeta, o banco quer “expandir seus negócios de forma que continue a oferecer aos clientes brasileiros melhores produtos bancários digitais, ajudando-os a atingir seus objetivos”.
Do lado do JP Morgan, o sentimento é de animação por fechar a parceria “com um dos bancos digitais que mais crescem no Brasil”. No comunicado oficial, ambas as partes avaliam que o Brasil é um país promissor para serviços financeiros, além de ser um dos maiores mercados para o segmento de varejo no mundo.
Kalim disse que a ideia da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) do C6 agora fica suspensa. Para o BTG, os novos recursos são o suficiente para pavimentar a estrada de crescimento do C6.
“Esta transação entre JPM e C6 reforça nossa visão de um muito dinâmicocenário no ambiente de banco digital, especialmente no Brasil”, diz o relatório.
O BTG lembrou que no início do mês, Warren Buffett colocou US$ 500 milhões no Nubank, aquecendo ainda mais o segmento. O banco de investimento realizou o levantamento abaixo, com base nos principais bancos digitais do País.
♦ | Valuation estimado | Número de clientes | Preço por cliente |
C6 | R$ 25 bilhões | 7 milhões | R$ 3,5 mil |
Inter | R$ 56,4 bilhões | 10,2 milhões | R$ 5,2 mil |
Nubank | R$ 148,2 bilhões | 34 milhões | R$ 4,3 mil |
Em 2020, o C6 Bank registrou um prejuízo líquido de R$ 607 milhões, encerrando o ano com R$ 8 bilhões em ativos e patrimônio líquido de R$ 723 milhões. Com o bolso cheio, o banco buscará competir em igualdade com todos os players do setor.