A Buser, startup que se auto-intitula como Uber dos ônibus, captou investimento do fundo do Softbank, Latin America Tech Hub.
Na última quinta-feira (2), o SoftBank anunciou seu novo projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de startups na América Latina. O valor do investimento não foi divulgado. O aporte foi liderado pela Latin America Tech Hub e completado por outros fundos. A Buser informou que investirá R$ 300 milhões nos próximos doze meses.
Além do Softbank, os fundos Monashees, Valor Capital Group, Canary e Grupo Globo, completaram os investimentos na startup de ônibus de viagem. Apesar do valor não ser revelado, o investimento se encaixa na série B.
Os investimentos da série B consiste quando a empresa consolidada se propõe a captar recursos que contribuem para expandir o negócio. São características:
- aprimoramento de processos;
- novas contratações;
- ampliação da empresa com novos departamentos;
- buscar novos mercados.
Buser: Uber de ônibus
A Buser é uma empresa de ônibus de viagem e seus veículos atuam fora das rodoviárias comuns. Os usuários se cadastram e formam grupos para alugar um ônibus com o custo dividido entre os passageiros. De acordo com a empresa, a economia para o usuário fica em média de 50% .
“A Buser é uma alternativa segura e moderna. Conectamos pessoas que querem viajar para o mesmo destino com empresas de fretamento executivo. Nossa tecnologia compartilhada e sustentável fomenta a mobilidade no Brasil, criando uma nova opção de transporte segura, de qualidade e a preços justos”, informou a startup em seu site.
A forma de captação da empresa é através de uma comissão cobrada de até 35% das empresas com ônibus executivo. A média da comissão varia de 20% a 25%.
Softbank anuncia seu projeto de investimento em startups na América Latina
Atualmente, a empresa tem 250 mil passageiros já transportados em 50 cidades de oito estados. Por dia, em média, são 2,3 mil viagens. Ao todo, são 40 empresas de ônibus executivos e uma frota de 100 veículos.
Em um ano, comparando setembro de 2019 com setembro do ano passado, o crescimento da Buser foi de 15 vezes. Para 2020, a startup espera crescer “mais de dez vezes”.
Os investimentos serão utilizados para:
- expansão do projeto
- expansão de novos clientes
- expansão de novos operadores
- desenvolvimento de novas tecnologias
- marketing
“Assim como já aconteceu no transporte privado nas cidades, é a hora dos transportes intermunicipal mudar para melhor. E para sempre”, disse a Buser.