O Burger King (BK) se aproveitou da última batalha perdida pelo McDonald’s na Europa para tirar sarro do concorrente.
Após o McDonald’s perder uma disputa judicial e ficar sem o uso exclusivo da marca Big Mac no continente europeu, o Burger King lançou uma campanha na Suécia em que usa o nome do famoso sanduíche rival. “Coma um Big Mac, mas mais saboroso”, diz a peça.
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A rede sueca do Burger King também renomeou os seus hambúrgueres no cardápio. Assim, permitiu aos clientes pedir itens como o “Big Mac, mas ‘big’ de verdade”, ou “Tipo Big Mac, mas grelhado na chama”.
O CEO da operação sueca do BK, Iwo Zalowski, disse que “o McDonald’s perdeu a marca registrada Big Mac por processar um concorrente muito pequeno. É engraçado demais para nós para não tirar sarro”.
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Entenda o caso Big Mac
Maior rede de fast-food do planeta, o McDonald’s sofreu uma derrota histórica na Europa em 15 de janeiro. Uma cadeia de restaurantes familiar irlandesa fez a gigante americana perder o uso da marca “Big Mac” no continente.
O Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) atendeu ao pedido da rede Supermac’s, feito em 2017. A empresa irlandesa havia enviado uma solicitação ao órgão regulador para cancelar a marca “Mc” de “Big Mac” do McDonald’s.
Conforme publicado pelo jornal britânico The Guardian, a decisão começa a valer imediatamente. Foi a etapa final de um processo que começou há quatro anos. Uma longa disputa legal entre as empresas americana e irlandesa.
O caso ocorreu após uma ação da companhia americana. Em 2015, os advogados do McDonald’s apresentaram uma objeção contra a tentativa do grupo irlandês de registrar seu nome como uma marca registrada em toda a União Europeia.
Vendo que o Supermac’s tinha pretensão de expandir suas operações para outros países da Europa, o McDonald’s alegou que a marca da rede da Irlanda era muito semelhante à sua. Isso, segundo a empresa de fast food, poderia confundir os consumidores. A Supermac’s, então, acusou a gigante americana de práticas de marketing ilegais. Além disso, disse que ela registrava marcas que “são simplesmente armazenadas para não permitir concorrência”.
O McDonald’s forneceu provas de que vende Big Macs em toda a União Europeia e que, por isso, merecia a marca registrada. O EUIPO decidiu que “as provas são insuficientes para estabelecer um uso genuíno da marca comercial” nos lanches da rede na Europa.
“O objetivo original de nosso pedido de cancelamento foi esclarecer o uso indevido de uma marca registrada por essa multinacional [McDonald’s] para sufocar a concorrência. Temos dito há anos que eles vêm usando esse artifício”, disse McDonagh, diretor da Supermac’s, ao jornal britânico The Independent.