O Burger King (BKBR3) fechou um acordo de combinação de negócios com a Vinci Partners e assume agora a operação da rede de pizzaria Domino’s no Brasil. Com essa operação, o BK ultrapassa a rede McDonald’s em número de lojas no País. O mercado, por sua vez, demonstrava otimismo com os papéis subindo 4,96%, negociados a R$ 12,06, às 11h40.
A maior rede de pizzarias dos Estados Unidos foi vendida à Vinci Partners em 2018, pelo Grupo Trigo, dono da marca Spoleto, por R$ 250 milhões. Agora, a Vinci – que já detinha 6% do capital do Burger King – receberá 16,4% das ações ordinárias, o equivalente a R$ 621,4 milhões. Portanto, a gestora detém agora mais de 20% dos papéis da rede de fast food.
Antes da concluir a incorporação, a Vinci irá fazer um aumento de capital na Domino’s na ordem de R$206,8 milhões. Com isso, o Burger King irá receber uma empresa com um caixa líquido. A gestora também vai indicar dois membros para o conselho de administração, um deles será Carlos Eduardo Martin, sócio da gestora que estava à frente da rede de pizzaria.
Na análise da Guide Investimentos, essa operação é positiva devido à diversificação setorial e territorial que deve beneficiar os futuros resultados da empresa.
“Acreditamos que a fusão deva criar importante sinergia, por meio de redução de custos operacionais, principalmente a parte de delivery, e administrativos, além de diversificação setorial e territorial o que deverá impulsionar os futuros resultados da companhia, a depender do quão bem-sucedida a execução será realizada”, afirmou a Guide.
“Vale ainda lembrar que o BK por si só deve ser beneficiado com a reabertura dos mercados, em particular nos shoppings centers, que começaram a operar há pouco em quase seu horário pleno de funcionamento do período pré-pandêmico.”
Burger King ultrapassa McDonald’s em número de lojas
Atualmente, a rede de pizzarias conta com cerca de 300 restaurantes — 213 franquias e 90 próprios. O BK, que também opera a marca Popeyes, possuía 911 restaurantes no fim de março, sendo 707 próprios.
Portanto, com a compra da Domino’s, a rede de fast food passou a somar aproximadamente 1.221 lojas, ultrapassando a rede McDonald’s que possui 1.030. Na operação, o Burger King foi avaliado em R$ 3 bilhões, com as ações a R$ 11,12.