A Rimac, start-up croata do supercarros elétricos, assumirá o controle da marca Bugatti da Volkswagen em um acordo que consolidará sua posição como uma força automotiva estabelecida.
A nova empresa se chamará Bugatti Rimac e será liderada por Mate Rimac, que fundou a empresa em 2009 em sua garagem e a fez crescer para se tornar um dos fornecedores de tecnologia mais requisitados da indústria.
De acordo com a Rimac, a Bugatti terá um modelo elétrico ainda nesta década, mas também produzirá modelos híbridos até o final desse período. “Podemos ter duas linhas de produtos paralelas e muito distintas”, disse.
O acordo anunciado nesta segunda-feira (5), prevê que a Rimac, que é apoiada pela Porsche e Hyundai, terá 55% da nova empresa, enquanto a marca Porsche da VW terá o resto.
Isso significa que a Porsche controlará 58,2% da empresa final por meio de suas ações existentes na Rimac se sua participação na Rimac for incluída, embora as empresas tenham dito que a montadora não terá voz na forma como a unidade combinada será administrada.
Isso também coloca a Rimac ainda mais sob o guarda-chuva da VW, à medida que a empresa alemã embarca em um impulso elétrico de 35 bilhões de euros, embora a empresa croata vá expandir sua unidade de negócios que desenvolve tecnologia para outras montadoras.
Tanto a Bugatti quanto a Rimac continuarão desenvolvendo suas marcas e, embora a produção da Bugatti permaneça na França, todas as suas pesquisas serão transferidas para a nova sede da Rimac na Croácia.
Ao passo que Mate Rimac, de 32 anos, detém 37% da empresa, o que significa uma participação de 20,4% no novo grupo Bugatti Rimac.
“Rimac e Bugatti são uma combinação perfeita em termos do que cada um de nós traz para a mesa. Como uma empresa automotiva e de tecnologia jovem, ágil e ágil, nos estabelecemos como pioneiros do setor em tecnologias elétricas ”, disse ele, acrescentando que o negócio do supercarro “deve ser autossustentável e lucrativo por conta própria”.