O BTG Pactual (BPAC11) informou nesta segunda-feira (2) que assinou, por meio de uma controlada, a aquisição de 100% do capital social da Órama Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A, uma companhia com valor total de Ativos Sob Custódia (AuC) de aproximadamente R$ 18 bilhões, pelo valor de R$ 500 milhões.
Segundo o BTG, a aquisição faz parte da estratégia de expansão das plataformas digitais do banco, com aumento da base de clientes e avanço na oferta de produtos e serviços para pessoas físicas. A transação contempla todas as atividades da Órama DTVM, com exceção do negócio de gestão de fundos.
“A conclusão e fechamento da transação estão sujeitos à verificação de determinadas condições precedentes, incluindo a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil”, acrescentou a empresa.
BTG Pactual (BPAC11) adquire Wealth-Tech brasileira, Magnetis Gestora e DTVM
Em agosto, o BTG Pactual anunciou a compra total da primeira “Wealth-Tech” do Brasil, a Magnetis Gestora e DTVM. Wealth-Tech é o termo usado para descrever fintechs, ou seja, startups do setor financeiro, cuja proposta de inovação e solução está associada ao mercado de investimentos e gestão de ativos.
A compra de 100% do capital da Magnetis pelo BTG Pactual reforça o movimento da instituição financeira em acionar novas plataformas digitais para o banco. Com mais tecnologia em seu negócio, o BTG enxerga um potencial em aumentar a base de clientes e avançar na oferta de produtos e serviços para pessoas físicas.
A compra da Magnetis, na visão de Marcelo Flora, sócio responsável pelas Plataformas Digitais do BTG Pactual, permitirá mais ganhos de escala, a partir da diluição de custos com ganhos de eficiência, sinergia e produtividade. “A partir dessa aquisição, o banco terá acesso a um conjunto de soluções de tecnologia e sistemas que vem sendo desenvolvidos há mais de 10 anos, razão pela qual a empresa tem sido reconhecida pela mídia local como uma das principais ‘Wealth-Techs’ do Brasil”, afirma Flora.
Magnetis, primeira Wealth-Tech no Brasil
Primeira gestora de investimentos 100% online do Brasil, a Magnetis foi fundada em 2021 por Luciano Tavares. De lá para cá, seu modelo de atuação ganhou destaque no mercado nacional, sendo comparado aos mais renomados “robôs-advisors” dos Estados Unidos e Europa, como Wealthfront, Betterment ou Nutmeg. A empresa atualmente soma 56 profissionais.
Entre os investidores da companhia que agora abrem mão de suas participações para o BTG Pactual estão Monashees, Vostok Emerging Finance, Redpoint eventures e Julius Baer.
“Estamos muito felizes com o acordo assinado, certos de que com a estrutura do BTG Pactual poderemos dar continuidade ao serviço de excelência que já oferecemos aos nossos clientes. Com a aquisição, poderemos oferecer um pacote de soluções ainda mais completo”, comemora Luciano Tavares, fundador e CEO da Magnetis.
A conclusão e fechamento do acordo de compra da Magnetis DTVM ainda estão sujeitos às aprovações regulatórias necessárias, inclusive do Banco Central do Brasil.
Desempenho das ações do BTG Pactual (BPAC11)
Cotação BPAC11