BTG Pactual (BPAC11) destaca avanço do BTG+ e mira marketplace

O BTG Pactual (BPAC11) lançou para o público geral, no fim do mês passado, o BTG+, novo negócio para chegar ao varejo digital. Os planos do banco de investimento para a plataforma são agressivos, para transformá-la na mais completa ferramenta de serviços bancários do País.

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Em teleconferência de resultados com analistas na manhã desta terça-feira (9), o CFO do BTG Pactual, João Marcello Dantas Leite, afirmou que o BTG+ pode ser ampliado por meio do marketplace, como através da parceria com a Mosaico (MOSI3), “complementando a nossa oferta, uma vez que já conectamos a conta com outros parceiros”.

Segundo ele, esses parceiros são ligados à tecnologia que fornecem serviços “muito interessantes”, mesmo que não desenvolvam todas as funcionalidades.

O BTG+ foi anunciado no fim do ano passado, mas somente em janeiro se tornou aberto ao público geral. Antes, o aplicativo estava em testes com family and friends, como disseram os executivos, para que chegasse aos potenciais clientes abertos de forma mais “integrada, simples e intuitiva”.

O foco da instituição com o projeto é atingir o varejo de alta renda, com a “mentalidade de private banking, assumindo relacionamentos de longo prazo com os clientes”. Tanto que, dos três modelos disponíveis para abertura de contas, dois possuem cobrança mensal para manutenção de conta — diferentemente de Nubank e Banco Inter (BIDI11), por exemplo.

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De acordo com a instituição, sua infraestrutura de tecnologia a permitiu o lançamento do Bank as Service, que já atende 18 das maiores empresas de pagamento e comércio do Brasil.

BTG Pactual que competir no varejo digital com rentabilidade

Dantas, no entanto, fez um alerta sobre a feroz concorrência setorial dos bancos digitais e plataformas de investimento. Para ele, o ambiente competitivo não está diferente do que o BTG Pactual imaginava, mas a consolidação de mercado dos novos integrantes está sendo mais rápida do que era previsto.

Para ele, o segredo da rentabilidade em negócios de investimentos é a escala. Para isso, o BTG+ também conta com modelos de cashback. “Sem sombra de dúvidas nós temos o melhor programa de fidelidade e o melhor cartão de crédito, com flexibilidade de desenho com cashback ou pontuação”, afirmou o executivo na teleconferência.

Outro objetivo com a nova plataforma é a concessão de crédito para o varejo. O BTG, segundo a apresentação do banco, está aumentando seu market share no segmento, sobretudo por conta da alta capitalização alcançada ao longo de 2020.

Isso faz com que a provisão para inadimplência da carteira seja de 3%, “com muita qualidade e bastante colaterização”. “O BTG+ dará o acesso do BTG Pactual ao mercado de crédito de pessoas físicas”, disse Dantas.

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Jader Lazarini

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