Jair Bolsonaro (PSL) se mantém líder no primeiro turno das eleições presidenciais, mas Fernando Haddad (PT) mostra crescimento rápido e intenso. É o que mostra a última pesquisa do FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda e realizada entre os dias 22 e 23 de setembro com 2000 eleitores. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada de primeiro turno, em que os entrevistados recebem a lista de candidatos, Bolsonaro apareceu com 33% das intenções de voto, mesma marca da última pesquisa. Fernando Haddad, por sua vez, saltou de 16% para 23% das intenções, em uma alta expressiva. Ciro Gomes (PDT) se distanciou do segundo lugar, caindo de 14% para 10%.
Geraldo Alckmin (PSDB) subiu de 6% para 8%, enquanto Marina Silva (Rede) se manteve em 5%. João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos) se mantêm em 3% e 2%, respectivamente. Henrique Meirelles (MDB) subiu de 2% para 3%, e Cabo Daciolo (Patriotas) deixou de pontuar.
No segundo turno, a pesquisa mostra um crescimento dos adversários de Bolsonaro. Enquanto na pesquisa anterior ele vencia em todos os cenários a não ser contra Ciro, com quem empatava, agora ele aparece em empate técnico também com Haddad e Alckmin. Confira:
Pesquisa anterior / Pesquisa atual:
Ciro 42% x 42% Bolsonaro / Ciro 43% x 41% Bolsonaro
Bolsonaro 46% x 38% Haddad / Bolsonaro 44% x 40% Haddad
Bolsonaro 43% x 36% Alckmin / Bolsonaro 41% x 40% Alckmin
No campo da rejeição, Marina lidera, com 60%. Em segundo lugar, empatam Bolsonaro, Haddad, Meirelles e Eymael, com 48%. Alckmin e Ciro Gomes aparecem com 47%.