BTG Pactual (BPAC11) aporta R$ 12 milhões na Insider, startup de “roupas tecnológicas”
A startup Insider, varejista de vestuário, recebeu um aporte de R$ 12 milhões do BTG Pactual (BPAC11) em operação de venture debt junto ao BoostLAB, hub de startups do banco. A companhia mira um crescimento expressivo com o capital levantado, prevendo avançar em novas rodadas de investimento.
“Em 2020, crescemos quatro vezes em faturamento e saímos de 10 para 70 funcionários. Hoje, temos a perspectiva de contratar mais 20 pessoas, além de investir em marketing e nos produtos, tanto em tecnologia quanto em opções para serem disponibilizadas”, afirma Yuri Gricheno, um dos sócios da Insider, sobre a operação em conjunto com o BTG.
O empresário diz que a o aporte deve impulsionar a companhia para uma possível Série A, que ainda está nos planos. Atualmente, a Insider sustenta um modelo de bootstrap – uma forma de criação de startups que prevê utilização de apenas recursos próprios.
O acordo que foi firmado entre a companhia e o BTG inclui um equity kicker de cinco anos. O termo é usado para designar um empréstimo ou incentivo de capital em que a investidora fornece crédito a uma taxa de juros mais baixa e ganha uma fatia no capital social como contrapartida.
Deste modo, o investimento permite que o centro de inovação da Insider capture parte da valorização da marca em caso de um evento de liquidez.
Além disso, o aporte deve servir para ampliação do portfólio de produtos.
Startup trabalha com “roupas tecnológicas”
O leque de produtos da Insider, em grande parte, é de peças que unem moda e tecnologia, com peças anti-odor, antibacterianas e com regulação térmica – como camisetas “undershirt”.
No período de pandemia, alguns dos produtos que impulsionaram a geração de caixa foram as máscaras e camisetas desenvolvidas com tecnologia antiviral.
Na mesma toada, a startup mira uma cultura ESG, com uma camiseta da marca feita com fibra celulósica, que gasta 2 mil litros a menos de água do que uma peça semelhante de algodão.
“Trazemos mais praticidade para as roupas do dia a dia por meio de peças funcionais que, para isso, são feitas com tecnologia têxtil. Além disso, estamos lançando peças femininas que, além de funcionais, tem um aspecto fashion Também estamos trazendo novas cores e modelos para o masculino”, afirma Carolina Matsuse, outra sócia da marca.
A empresa foi fundada ainda em 2016 e possui somente Carolina Matsuse e Yuri Gricheno como sócios a frente do negócio.
Programa de impulsão do BTG
O BTG, por meio do BoostLAB, conta com um programa de potencialização de startups em parceria com a ACE, escolhendo um número reduzido de empresas para um períuodo de cinco meses, prevendo mentorias dos próprios sócios do BTG juntamente com seus parceiros do mercado.
A metodologia utilizada no programa é da ACE, companhia que também investe em startups, com grande enfoque nas que estão na fase inicial. Entre as selecionadas, as prioritárias são as scale-ups, startups que possuem nível avançado e potencial de crescimento alto.
O programa já teve um total de sete edições que ajudaram 50 startups. Das selecionadas, uma fatia de 70% conseguiram avançar e fazer negócio com companhias que estão sob o guarda-chuva do Grupo BTG. Seis delas chegaram a receber investimentos do banco.