Após a conclusão da venda da unidade de fibra ótica da Oi (OIBR3), a V.tal, para o BTG Pactual (BPAC11) em conjunto com a Globenet Cabos Submarinos por R$ 12,9 bilhões, o banco anuncia a nova estrutura executiva da companhia.
Com a aquisição, o BTG e a Globenet assumem a responsabilidade pela gestão da V.tal e a Oi passa a ser um cliente relevante e acionista minoritário, porém sem qualquer participação na gestão direta da companhia e com as mesmas condições comerciais dos demais clientes, conforme o comunicado ao mercado.
O modelo de negócio da V.tal consiste no compartilhamento da sua rede neutra para operadoras e provedores de internet, de todos os tamanhos e regiões, que não precisam investir na construção, manutenção e evolução da sua própria infraestrutura. Eles podem se concentrar no atendimento ao cliente e na oferta de serviços, além de expandirem rapidamente para mais cidades e regiões do que aquelas onde já atuam. É um modelo também que favorece a entrada de novos players no mercado, aumentando a competição e oferecendo mais opções para os consumidores, segundo o BTG.
Com isso, o banco anunciou Amos Genish como Presidente Executivo do Conselho de Administração e, inicialmente, também na função de CEO.
De acordo com o anuncio do BTG, a V.tal tem um plano ambicioso de investimento para expansão da infraestrutura de fibra ótica e aumento da capacidade de transporte de dados de sua rede em todas as regiões do país.
Como empresa de rede neutra, a estratégia da V.tal é atuar no mercado de atacado junto a operadoras e provedores de internet, oferecendo um novo modelo de negócios de compartilhamento de infraestrutura através do FTTH (Fiber-To-The-Home), além de ser uma das principais viabilizadoras da conectividade em fibra ótica para atender a demanda de 5G no Brasil.
“Vamos investir para dobrar nossa cobertura de FTTH chegando a 34 milhões de endereços em 4 anos e alavancar os negócios das operadoras e dos provedores, ofertando uma internet de alta qualidade e contribuindo com a digitalização mais rápida de toda a sociedade”, afirma Amos Genish, novo Presidente do Conselho de Administração e CEO da V.tal.
A diretoria executiva de C-level (ou de primeiro nível) da V.tal será composta por 11 áreas, que serão lideradas pelos executivos:
- Pedro Arakawa (Negócios de Infra para Varejo),
- Bento Louro (Negócios de Wholesale),
- José Cláudio Gonçalves “Naval” (Novos Negócios & Inovação),
- Marcelo Souza (Operações),
- Cícero Olivieri (Engenharia),
- Sandro Simas (Tecnologia),
- José Miguel Vilela (Finanças),
- Eduardo Silveira (Estratégia),
- Marcelo Del Vigna (Jurídico),
- Maria Cláudia Cunha (Governança, Risco e Compliance),
- Anna Karla Ribeiro (Pessoas & Cultura).
Última cotação da Oi
Na última sessão, sexta-feira (10), a Oi encerrou o pregão em queda de 8,33%, negociada a R$ 0,55.