A fabricante de cigarros British American Tobacco (BAT) declarou, nesta quinta-feira (12), que demitirá 2.300 de seus empregados ao redor do mundo. A demissão em massa é parte do projeto de adaptação à mudança dos hábitos de consumo, com o crescimento dos cigarros eletrônicos.
As demissões da British American Tobacco devem ocorrer até janeiro de 2020. De acordo com a empresa, os cortes irão permitir maior facilidade no alcance da meta de 5 bilhões de libras em novos produtos para 2023 e 2024.
Dos 55.000 funcionários da empresa, as demissões previstas representam abaixo de 5% do número total de empregados mundiais. Contudo, os desligamentos afetarão 20% dos postos de direção.
O BAT,declarou que tem a intenção de facilitar sua organização com menos níveis hierárquicos.
A reorganização da empresa é a primeira ordem importante do novo diretor geral da companhia, Jack Bowles, designado em abril.
O diretor comunicou que seu objetivo é “mudar as coisas para obter o crescimento da categoria de novos produtos e simplificar consideravelmente nossa maneira de trabalhar, assegurando um retorno do investimento a longo prazo para nossos acionistas”.
Reforma tributária pode interferir nos cigarros e bebidas alcoólicas
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (22), em votação simbólica, a tramitação da reforma tributária. A proposta prevê a simplificação de cinco tributos que passarão a ser apenas um. Além da criação de imposto federal “seletivo” que pode interferir nos preços de cigarros e bebidas alcoólicas.
O texto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019, da reforma tributária, é de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB), em conjunto com o economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF).
Saiba mais: Reforma tributária poderá alterar preços de cigarros e bebidas alcoólicas
Apesar de ainda não ter sido entregue oficialmente aos parlamentares, a pauta já tramita no Congresso.
A principal mudança em caso de aprovação da reforma tributária seria a substituição de cinco tributos por um único, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O molde do IBS tem bastante influência do imposto sobre o valor agregado (IVA).
O BAT é dono de marcas como Lucky Strike, Dunhill, Rothmans e Kent.