A International Consolidated Airlines Group (IAG), dona das companhias British Airways e Iberia, anunciou a compra da Air Europa. A companhia aérea espanhola será adquirida por 1 bilhão de euros (aproximadamente R$ 4,45 bilhões na cotação atual), sendo pagos à vista.
Comprando a considerada melhor companhia aérea da Espanha, a IAG estima que sua base na Europa possa fazer frente aos principais centros de conexão aérea, como Amsterdã, Frankfurt, Londres e Paris. Caso as autoridades legais e órgãos reguladores deem o aval, entendendo que não será criado um monopólio no setor, a transação será concluída em 2020.
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A Air Europa administra e opera 66 aviões que viajam a 69 destinos dentro e fora da Europa. Já a IAG é um dos maiores grupos do segmento de aviação do mundo, com cerca de 268 destinos e 573 aeronaves em todo o planeta.
Delta, companhia aérea norte-americana, projeta sinergias com a LATAM
A compra de 20% da LATAM Airlines Group pela americana Delta Airlines por US$ 1,9 bilhão, ou US$ 16 por ação, deve dar músculos à aérea latino-americana e aumentar as vantagens competitivas da companhia em relação às suas concorrentes.
O objetivo da Delta é modificar o atual posicionamento da LATAM, aumentando seu caixa ao reduzir a dívida da companhia, e injetar US$ 350 milhões para a compra de novas aeronaves, ajudando a modernizar a frota atual da empresa.
“Isso faz com que a LATAM ganhe uma relevância internacional ainda maior, além de um incremento futuro no fluxo de caixa, coisa que nenhuma concorrente tem. Estão todas bem endividadas e a LATAM, de uma hora pra outra, consegue reduzir isso”, disse uma fonte com conhecimento do setor.
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Além disso, a Delta espera que o acordo com a companhia aérea sul-americana seja aumentado aos ganhos por ação até 2021, adicionando US$ 1 bilhão em crescimento de receita até 2024, segundo o CEO da Delta, Ed Bastian.