As ações da BRF (BRFS3) disparam nesta sexta-feira (30) no Ibovespa, após o jornal Valor Econômico apurar que a companhia lançará na próxima segunda-feira (3) sua oferta de ações para dar entrada ao investimento do fundo soberano da Arábia Saudita, Salic, e da Marfrig (MRFG3), do empresário Marcos Molina.
No fechamento, as ações da BRF subiram 3,24%, a R$ 8,91.
Cotação BRFS3
Segundo a publicação, a operação da BRF injetará R$ 4,5 bilhões na dona das marcas Sadia e Perdigão, sendo metade de cada fundo. A negociação será precificada apenas na semana do dia 10 de julho, de acordo com fontes.
Com isso, a Marfrig, que possui 33% do capital da companhia, deverá passar a uma fatia de 38,7%, enquanto a Salic, que também é acionista da Minerva (BEEF3), passará a deter uma participação de 16% na empresa.
Ainda de acordo com a apuração do Valor Econômico, as fatias podem mudar caso haja demanda dos investidores. Os coordenadores da ofertam incluem JP Morgan, Bradesco BBI, BTG Pactual (BPAC11), Citi, Itaú BBA, Safra, UBS BB e XP (XPBR31).
A BRF convocou uma assembleia geral extraordinária (AGE) também para a próxima segunda-feira (3) em que irá deliberar sobre o aumento de capital da companhia. A operação prevê a emissão de até 500 milhões de ações de emissão de empresa, passando das atuais 1,325 bilhão para 1,825 bilhão de ações ordinárias.