A União Europeia (UE) e o Reino Unido informaram nessa quarta-feira (21) que retomarão as negociações comerciais na próxima quinta-feira (22), como parte de um empenho de ambos os lados para chegar a um acordo antes do período de transição do Brexit, que termina no dia 31 de dezembro desse ano, e proteger bilhões de dólares em comércio.
Vale lembrar que faltando pouco mais de 10 semanas para o final do período de transição do Brexit, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, suspendeu as negociações na última sexta-feira (16). Johnson tinha solicitado aos britânicos para se preparem para viver sem um acordo comercial com a UE.
A ação do ministro ocorreu quando autoridades britânicas criticaram o desfecho de uma cúpula da União Europeia, na qual havia sido sugerido que apenas Londres fizesse concessões para garantir um novo acordo comercial.
Além disso, a porta-voz de Downing Street afirmou em comunicado que “está claro que ainda há discordâncias significativas entre nossas posições nas áreas mais difíceis, mas estamos dispostos, com a UE, a ver se é possível superá-las em conversas intensivas”.
Nesse sentido, ainda não está muito nítido quando ambos os lados conseguirão corrigir as dessemelhanças sobre a justa concorrência e a pesca.
Brexit: UE pressiona Reino Unido a seguir com negociações sobre acordo comercial
A UE informou na última terça-feira (20) ter pressionando o Reino Unido para continuar com as negociações com a finalidade de chegar a um acordo comercial antes do período de transição do Brexit.
Pelo segundo dia consecutivo, o chefe da equipe de negociação da UE, Michel Barnier, teve um diálogo por telefone, com David Frost, que lidera as conversas sobre o acordo do Brexit pelo lado do Reino Unido.
Após o diálogo, Barnier publicou em sua conta de twitter: “Conversei hoje de novo com David Frost. Minha mensagem: Nós devemos aproveitar ao máximo o pouco tempo que resta. Nossa porta continua aberta”, comentou sobre o período de transição do Brexit.
Notícias Relacionadas