As novas negociações entre Reino Unido e União Europeia (UE), sobre como serão as relações após o Brexit, não avançaram. Michel Bernier, chefe da equipe do bloco regional, disse nesta sexta-feira (5) que “não podemos continuar nisso pra sempre”.
“Não houve nenhum progresso significativo desde que essas negociações começaram. Não podemos continuar nisso para sempre”, disse Barnier em entrevista coletiva. Após dias de discussões, a nova rodada de negociações acerca do Brexit foram encerradas nesta sexta-feira.
Embora tanto o Reino Unido como a UE tenham seus esforços voltados ao combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as conversas se fazem necessárias, pois a data limite para a conclusão de tal acordo é 31 de desembro deste ano.
Por sua vez, o representante dos britânicos, David Frost, concordou com Barnier, mas mostrou-se mais esperançoso. “Os progressos continuam limitados, mas nossas conversas têm sido em um tom positivo. As negociações vão continuar e seguimos comprometidos em conseguir um resultado de sucesso”, afirmou.
A menos de cinco meses para o final do prazo estipulado, o Reino Unido não considera solicitar um adiamento. Entretanto, por parte da comitiva europeia, a possibilidade já é palpável. Os negociantes possuem até o fim deste mês para solicitar uma prorrogação.
Segundo as informações apresentadas por Barnier nesta sexta-feira, as partes não estão alinhadas sobre três aspectos negociados:
- Direitos de pesca;
- Condições equitativas para empresas;
- Papel dos tribunais europeus na supervisão de acordos entre as partes.
Essa foi a última reunião entre os representantes antes do encontro entre o premiê britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A reunião acontecerá no fim deste mês.
Confira: Brexit: após mais de três anos, Reino Unido sairá oficialmente da UE nesta sexta
Após mais de três anos do referendo realizado em junho de 2016 e posteriores prorrogações, o Reino Unido saiu oficialmente da UE no dia 31 de janeiro, mas as negociações acerca dos termos do Brexit continuaram.
Notícias Relacionadas