O Banco de Brasília (BRB) (BSLI3), está enfrentando uma chantagem de hackers após sofrer um ataque de ransomware em seus sistemas no início da semana.
Os criminosos pedem ao BRB 50 bitcoins, valor que equivale a cerca de R$ 5,2 milhões, para não vazarem os dados acessados.
Segundo o portal TecMundo, o ransomware é o LockBit, que age como um sequestrador de informações, criptografando os arquivos. O vírus é uma das versões mais utilizadas pelo cibercrime na atualidade.
O portal divulgou ainda que o grupo por trás do ataque é formado por brasileiros e utiliza o vírus do grupo LockBit como “ransomware as a service”– ou seja, o programa malicioso é comprado e utilizado por outra equipe.
O portal ainda afirmou que o banco tinha as 15h desta sexta-feira (6) para realizar o pagamento.
Na noite de ontem, o BRB postou um comunicado em suas redes sociais.
O BRB informa aos seus clientes que está com intermitência nos sistemas.
As equipes de tecnologia estão trabalhando para que o funcionamento seja normalizado o mais rápido possível. pic.twitter.com/ouyhYLKa9E— Banco BRB (@BRB_oficial) October 6, 2022
“O BRB informa aos seus clientes que está com intermitência nos sistemas. As equipes de tecnologia estão trabalhando para que o funcionamento seja normalizado o mais rápido possível”, disse.
Em resposta a um usuário, o banco acrescentou ainda que o sistema financeiro vinha sendo “atacado”.
O sistema financeiro vem sendo atacado nos últimos dias. O time BRB está empenhado em reestabelecer definitivamente todos os sistemas, com a maior celeridade.
— Banco BRB (@BRB_oficial) October 6, 2022
Alguns usuários relatam insatisfação com o serviço desde então.
Alguém está com dificuldade para acessar o aplicativo do Banco BRB??
— Mari Cardoso (@MariCardoso87) October 5, 2022