A Braskem (BRKM5) vendeu 861 mil toneladas de resina no acumulado do quarto trimestre de 2022 (4T22), representando uma baixa de 3% ante o trimestre anterior e de 1% ante igual período do ano anterior.
As informações constam na prévia operacional da Braskem, divulgada nesta terça-feira (28), ainda antes da abertura do pregão.
Segundo a própria empresa, esse recuo se deve à menor demanda de polipropileno (PP) e PVC, “como consequência do menor consumo de bens duráveis e materiais de construção civil impactados pelo aumento da taxa de juros para o controle da inflação no Brasil”.
Além disso, as vendas no mercado brasileiro do segmento de “principais químicos” foram de 657 mil toneladas, mostrando uma retração de 18% ante igual etapa do ano anterior.
Esse segmento, conforme destacado pela empresa, inclui eteno, propeno, butadieno, cumeno, gasolina, benzeno, tolueno e paraxileno.
No desempenho comercial dos EUA e da Europa, a companhia mostrou resultados mistos. Na Europa, foram 124 mil toneladas, representando recuo de 3%, ao passo que nos EUA foram 391 mil toneladas, representando uma alta de 5%.
Já no México, as vendas de polietileno caíram 6% para 178 mil toneladas.
Sobre o cenário comercial e industrial de um modo geral, a administração da companhia destacou que “os spreads dos produtos petroquímicos e químicos no mercado internacional continuaram sendo afetados pelo desequilíbrio entre oferta e demanda global”.
Nesse sentido, destacou três pontos:
- As medidas da política “Covid-zero” limitando o crescimento da China
- Preocupações contínuas sobre uma possível recessão nos Estados Unidos
- Cenário geopolítico na Europa
“Adicionalmente, o aumento da oferta de produtos com a entrada de novas capacidades de PE e PP em operação nos Estados Unidos e China também contribuiu para a queda dos spreads petroquímicos e químicos no mercado internacional”, completou a Braskem.
Resultado da Braskem
O resultado trimestral da Braskem – com as informações financeiras do quarto trimestre de 2022 – será divulgado no dia 14 de março.