Ícone do site Suno Notícias

Braskem (BRKM5) afirma que Petrobras (PETR4) não tomou decisão sobre venda de participação após fala de Prates

Braskem (BRKM5)

Braskem (BRKM5). Foto: Divulgação

Após o presidente da Petrobras (PETR4), Jean Paul Prates, deixar em aberto a possibilidade de vender as ações na Braskem (BRKM5) ou mesmo aumentar a participação, a petroquímica comunicou hoje (27) que a estatal afirma não haver qualquer decisão da diretoria ou do conselho sobre o processo de desinvestimento na companhia.

“A Petrobras esclarece que todas as ações relacionadas à sua participação na Braskem exigem análise cuidadosa sob a perspectiva de gestão de portfólio e devem ser conduzidas com observância das práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis, pontua o comunicado da estatal divulgado pela Braskem.

Atualmente, a participação da Petrobras na Braskem tem a seguinte configuração: 47% do capital votante e 36,1% do total. O controlador da petroquímica é a Novonor (antiga Odebrecht), que responde por 50,1% das ações com direito a voto, e 38,3% do capital total. 

Em entrevista à Bloomberg News, o presidente da Petrobras deixou em aberto a possibilidade de vender as ações na Braskem ou mesmo aumentar a participação — visto que a Novonor tenta se desfazer da participação na petroquímica. 

“Podemos vender ou comprar”, afirmou Prates, que criticou o comando anterior da estatal. “Era uma maneira realmente irracional de vender as coisas.”

Diante da repercussão das declarações de Prates, as ações da Braskem tiveram uma valorização de 7,3% no pregão da última sexta-feira (24). Em comunicado, a petroquímica destaca “que seguirá apoiando os acionistas e manterá o mercado informado sobre desdobramentos relevantes, em cumprimento com as legislações aplicáveis.”

Petrobras convoca AGO que renovará Conselho

Conselho de Administração da Petrobras publicou na manhã de hoje (27) o edital de convocação da Assembleia Geral Ordinária (AGO) de acionistas, que será realizada no dia 27 de abril. Na reunião, serão eleitos oito novos membros do colegiado, que ao todo conta com 11 assentos.

A data da AGO da Petrobras já era conhecida, mas ainda não estava formalizado em edital. Ela terá início às 13 horas e vai acontecer de modo exclusivamente digital, por meio de plataforma oferecida pela Petrobras.

Além da renovação dos conselheiros da Petrobras, obrigatória em função da troca de um deles, o próprio presidente da empresa, Jean Paul Prates, que substituiu Caio Paes de Andrade no CA, há outros sete itens na pauta.

Um deles diz respeito à remuneração da diretoria executiva da Petrobras, incluindo conselhos de administração e fiscal, além de comitês estatutários. Na última reunião do CA, em 22 de março, foi aprovada uma proposta de aumento de 43,88% para os alto funcionários da empresa, parte dos quais não tinha reajuste há oito anos.

Sair da versão mobile