Em meio a uma onda de ofertas pela Braskem (BRKM5), a J&F, holding dos irmãos Batista dona da JBS (JBSS3), articula com bancos para realizar sua proposta no páreo pela petroquímica.
Nesse contexto, a J&F teria que articular uma proposta atrativa, já considerando que a Unipar (UNIP6) e a Empresa de Petróleo de Adnoc (ADNOC) fizeram propostas diferentes para comprar fatias da empresa – sendo a segunda por comprar a totalidade das ações da Braskem, em conjunto com a Apollo, uma gestora americana.
O interesse da J&F na petroquímica já havia sido manifestado em meados de 2022, considerando a possibilidade de diversificar os negócios da família Batista. Isso, levando em conta que a JBS não tem tanta margem para crescer além do seu tamanho atual, dada a sua relevância.
Além disso, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) querem recuperar o máximo possível dos cerca de R$ 15 bilhões que a Nonovor – antiga Oderbrecht e minoritária da Braskem – deve a eles.
Ou seja, a transação deve levar em consideração não só o desconto em relação às ações como também a capacidade financeira do comprador em gerir a empresa e pagar os credores, dado que os próprios bancos devem financiar a transação.
Nesse sentido, as propostas na mesa até então preveem renovação da dívida.
Petrobras: ‘Não há oferta pela Braskem’
A Petrobras (PETR4) informou ao mercado que não há decisão na empresa sobre realizar uma oferta para aumentar fatia ou vender participação na Braskem (BRKM5).
No início da noite, a Petrobras comunicou em fato relevante: “Não há qualquer decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem.”
E acrescentou, sobre a Braskem: “A Petrobras está desenvolvendo análises para definição da melhor alternativa de execução de sua estratégia no setor petroquímico no âmbito do seu Planejamento Estratégico. Nesse sentido, a Companhia esclarece que decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis.”