Braskem (BRKM5) fecha acordo com a Vitol para fornecimento de óleo de pirólise

A Braskem (BRKM5), através da subsidiária holandesa Braskem Netherlands B.V., assinou um contrato com a companhia de energia e commodities Vitol S.A. O acordo foi anunciado nesta terça-feira (12) pela manhã em comunicado aos acionistas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop.png

O acordo prevê a compra de matéria-prima circular da Vitol produzida pela Waste Plastic Upcycling (WPU), empresa com tecnologia própria para conversão de resíduos plásticos em matéria-prima.

A partir do contrato, a companhia holandesa de Roterdão, Vitol, passará a fornecer à Braskem B.V. óleo de pirólise produzido através do processo de reciclagem química das instalações da WPU na Dinamarca.

De acordo com o comunicado, o contrato faz parte do ecossistema Wenew da Braskem, conceito que representa e consolida os esforços da companhia na economia circular. “[O acordo] está alinhado à avenida de crescimento em reciclagem da Estratégia Corporativa da Braskem para 2030, que tem o objetivo de buscar alcançar 1 milhão de toneladas de resinas e produtos químicos com conteúdo reciclado até 2030”, diz o informe.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/01/1420x240-Desktop-2.png

Ecossistema Wenew da Braskem (BRKM5)

A reciclagem química é um processo complementar à reciclagem mecânica tradicional que permite a recuperação de resíduos plásticos inadequados em transformação para matérias-primas valiosas para a indústria química, como uma alternativa às matérias-primas baseadas em combustíveis fósseis.

Para a Braskem, o acordo com a Vitol permite um aumento na circulação dos seus produtos globalmente e concretiza o ecossistema Wenew de economia circular em quatro pilares: produtos, educação, tecnologia e design circular.

A iniciativa tem um impacto significativo na estratégia de crescimento da empresa e no alcance das metas de redução de resíduos plásticos. Até 2030, a companhia planeja vender 1 milhão de toneladas de produtos com material reciclado e recuperar 1,5 milhão de toneladas de plástico do meio ambiente.

“A economia circular é um objetivo vinculado à estratégia de negócios da empresa. […] Acreditamos que a infraestrutura e a experiência da Vitol, combinadas com a tecnologia de reciclagem de resíduos plásticos da WPU, permitirão à Braskem dar um passo importante no desenvolvimento de soluções sustentáveis para nossos clientes”, afirmou Walmir Soller, vice-presidente de Olefinas e Poliolefinas da unidade Europe & Asia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno