Na manhã deste domingo (12), o grupo de brasileiros, que aguardava para deixar a Faixa de Gaza, conseguiu cruzar a fronteira com o Egito.
No Egito, o grupo composto por 32 pessoas foi recebido pela equipe da embaixada do Brasil no Cairo, informou o Itamaraty.
O grupo é composto por 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Ao todo, são 22 brasileiros e dez palestinos familiares de brasileiros. Essas pessoas aguardaram mais de 30 dias a permissão das autoridades de Israel, Gaza e Egito para voltar ao Brasil, diz o Planalto.
O governo do Brasil informou que, duas pessoas do grupo que constava na lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação. Essas duas pessoas, então, optaram por permanecer na região da Faixa de Gaza.
Segundo o Planalto, o governo brasileiro recepcionou o grupo de brasileiros de Gaza com alimentos. Antes do voo de repatriação, também foi providenciado o traslado e pernoite.
“A equipe da embaixada apoiou os trâmites de entradas dos brasileiros no Egito, e estima em seis horas o tempo do trajeto rodoviário até o Cairo, onde o grupo pernoitará”, divulga o Itamaraty.
O Planalto cita que, na chegada do Egito ao Brasil, o governo já tem montada uma operação de acolhimento. Essas pessoas terão à disposição serviços de abrigo, documentação e alimentação — além de cuidados médicos, apoio psicológico e imunização.
Retorno do Egito ao Brasil está previsto para segunda (13)
Esses brasileiros, que conseguiram cruzar a fronteira com o Egito, voltarão ao Brasil por meio da chamada “Operação Voltando em Paz”. O retorno ao Brasil está previsto para a próxima segunda-feira (13).
Essa articulação do governo federal tem assegurado o retorno dos brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio em voos da Força Aérea Brasileira (FAB).
Assim que esses brasileiros chegarem do Egito ao Brasil, a Operação Voltando em Paz terá transportado um total de 1.477 passageiros. Além dessas pessoas, 53 animais domésticos foram retirados da zona de conflito. Foram usadas três aeronaves da FAB e duas da Presidência da República.
Notícias Relacionadas