Brasil perde 4 posições em ranking de felicidade da ONU; Finlândia é 1ª
O Brasil perdeu quatro posições no ranking da felicidade da Organização das Nações Unidas (ONU). O País caiu da 28ª para a 32ª posição. O relatório foi publicado na última quarta (20), na data do Dia da Felicidade.
A Finlândia lidera pelo segundo ano seguido o ranking da felicidade, que está em sua sétima edição. As dez primeiras posições seguiram inalteradas em 2019, com os mesmos países no topo dos mais felizes – majoritariamente europeus. Canadá e Nova Zelândia são os únicos de fora do continente.
Saiba mais: São Paulo e Rio despencam em ranking de custo de vida no mundo
Já as dez últimas posições estão ocupadas por países quase todos da África e do Oriente Médio, com exceção de Haiti (Américas). Em geral, são países devastados pela guerra ou pela fome, com grandes dificuldades financeiras.
Na América do Sul, o Brasil só perde para o vizinho Chile (26º). Os brasileiros estão à frente de Uruguai (33º), Colômbia (43º), Argentina (47º), Equador (50º), Bolívia (61º), Paraguai (63º), Peru (65º) e Venezuela (108º).
Saiba mais: Serviço de compras do Instagram será chamado de ‘Checkout’
O estudo leva em questão variáveis como o Produto Interno Bruto (PIB), assistência social, expectativa de vida, percepção de generosidade, corrupção, liberdade e qualidade de vida dos imigrantes no país. A lista é resultado da compilação de dados dos últimos três anos.
Os países do topo do ranking, de acordo com o relatório, “tendem a ter pontuação alta na maioria das variáveis consideradas fundamentais para o bem-estar: renda, expectativa de vida, apoio social, liberdade, confiança e generosidade”. Qualidade da educação, sistema de saúde, expectativa de vida e conscientização sobre a desigualdade são fatores que colaboram para o posicionamento da Finlândia como país mais feliz do mundo, além de ser um dos países com a menor diferença salarial entre homens e mulheres, segundo o Fórum Econômico Mundial.
Saiba mais: Disney conclui compra da 21st Century Fox por US$ 71,3 bilhões
Os países mais felizes do ranking da ONU
- Finlândia
- Dinamarca
- Noruega
- Islândia
- Países Baixos
- Suíça
- Suécia
- Nova Zelândia
- Canadá
- Áustria
- Austrália
- Costa Rica
- Israel
- Luxemburgo
- Reino Unido
- Irlanda
- Alemanha
- Bélgica
- Estados Unidos
- República Tcheca
Os países menos felizes do ranking da ONU
- Sudão do Sul
- República Centro-Africana
- Afeganistão
- Tanzânia
- Ruanda
- Iêmen
- Malawi
- Síria
- Botswana
- Haiti