Brasil lidera uso de smartphones entre os emergentes, diz pesquisa
Entrada de smartphones no Brasil atinge os 60%, segundo relatório do Pew Research Center.
O Brasil, junto com a África do Sul, lidera o uso de smartphones entre os países emergentes. O estudo foi feito com a base de 30.133 entrevistas em 27 países divididos entre economias avançadas e economias emergentes.
A África do Sul tem a maior entrada de celulares não inteligentes, de 23% a 33%. Além disso, o país tem uma taxa menor de pessoa que não possuem nenhum tipo dispositivo móvel, de 6% a 17%.
No entanto, o Brasil aparece acima de média global de 45% para uso de smartphones e abaixo da média global de 33% para uso de celulares sem inteligência.
Além disso, as pessoas que não possuem nenhum tipo de dispositivo está alinhada com a média global, sendo 17%.
Uso de smartphones no Brasil
No Brasil, o uso de smartphones é mais frequente em pessoas com idades entre 18 e 34 anos. Nesse grupo, a taxa de penetração é de 85%, diferente do 32% em pessoas acima dos 50 anos.
Em 2013, apenas 23% dos brasileiros entre 18 e 34 anos possuíam smartphones.
Saiba mais: Spotify compra empresas de podcasts; lucro da empresa surpreende
Saiba mais: Ações sobem e Apple é a maior empresa dos EUA em valor de mercado
Uso de internet e redes sociais
Entre os países desenvolvido, a média global de uso de internet é de 90% da população. Entretanto, para os países emergentes essa média cai para 60%. No caso das redes sociais, a taxa global para países desenvolvidos é de 67% enquanto para países emergentes é de 49%.
O Brasil tem um uso de redes sociais de 58%, ficando acima da média dos países emergentes. Além disso, apareceu na frente de países desenvolvidos como Japão e Alemanha.
No entanto, o Brasil ficou em terceiro no ranking dos emergentes, atrás de:
- México – 66%;
- Filipinas – 59%.
Taxas de escolaridade
Em relação a pessoas com altas taxas de escolaridade utilizando redes sociais, o Brasil é um dos maiores do mundo com 85%. O Brasil ficou em terceiro no ranking geral, atrás apenas de:
- México – 90%;
- Coréia do Sul – 86%;
- Brasil – 85%;
- Argentina – 84%.
No entanto, os países com baixa escolaridade, o uso médio de redes sociais é de 36%. No entanto, esse número é igual ao do Japão e superior a:
- Nigéria – 10%;
- Índia – 10%;
- Quênia – 22%;
- Indonésia – 23%;
- Filipinas – 29%;
- Tunísia – 30%.
Brasil tem 60% da população utilizando smartphones. No entanto, o país lidera o ranking dos emergentes junto com a África do Sul.