Brasil terá IPCA em controle e crescimento robusto, diz Secretário da Fazenda
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta segunda-feira (8) que o cenário até o momento indica que o Brasil está em uma trajetória de crescimento robusto, mas com IPCA sob controle.
Para Durigan, junto à evolução da conjuntura externa, esse cenário de IPCA controlado e PIB crescente corrobora a expectativa de continuidade no ciclo de cortes da taxa Selic, de forma consistente até o fim do ano.
Ele destacou as revisões recentes feitas por algumas instituições do mercado nas projeções para o crescimento econômico este ano e disse que, internamente, no ministério, as sinalizações da área técnica são de que talvez haja necessidade de corrigir para cima a estimativa oficial.
Durigan também ressaltou que os indicadores recentes sinalizam, pelo menos até o momento, que a inflação geral tende a não aumentar ao longo de 2024.
O secretário frisou que o crescimento do mercado de trabalho não está mostrando a pressão inflacionária que poderia.
Projeções para o IPCA
Conforme informações da edição mais recente do Boletim Focus, o mercado financeiro espera um IPCA de 3,75% para este ano. Já as projeções para 2025 são de 3,51%.
Com Estadão Conteúdo