O Brasil receberá, na próxima sexta-feira (25), um lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson (JNJB34), em doação direta anunciada pelos Estados Unidos.
O carregamento com o imunizante da Janssen será recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada norte-americana, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Na terça-feira (22), o Brasil recebeu o primeiro lote com doses da vacina da farmacêutica. Foram entregues 1,5 milhão de doses, de um total de 38 milhões ecomendadas pelo País.
Os imunizantes estão sendo distribuídos entre os estados. A recomendação inicial é no sentido de sejam enviadas às capitais, mas ainda será feita negociação com os estados.
“Mais 1,5 milhão de doses de esperança para a população brasileira. Essa vacina tem a vantagem de ser dose única e, com isso, conseguimos avançar no nosso programa de imunização“, disse Queiroga. As doses devem ser aplicadas até agosto.
“A certeza é a de que até setembro teremos imunizado toda a população acima de 18 anos. É a esperança de colocar fim ao caráter pandêmico dessa doença.”
Segundo informou o Ministério da Saúde na noite da última quarta-feira (23), o Brasil registra a aplicação de 90 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, com 65 milhões de adultos imunizados com a primeira dose.
De acordo com a pasta, o número representa 40% do público-alvo, composto por diversas faixas etárias acima de 18 anos.
Trombose com vacina da Janssen é rara, diz CDC
Os casos de trombose com a vacina da Janssen são raros e ocorrem em apenas 0,0001% das aplicações, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) em abril. À época, haviam sido registrados apenas seis casos nas 7,2 milhões de doses aplicadas.
A comunicação foi realizada logo após autoridades governamentais recomendarem a suspensão do uso do profilático da vacina, devido à possibilidade de formação de coágulos sanguíneos, efeito colateral considerado raríssimo devido à baixa incidência.
Para efeito de comparação, um estudo publicado na biblioteca virtual do Instituto de Saúde Nacional dos Estados Unidos mostra que a ocorrência de trombose entre adolescentes que fazem uso de pílulas anticoncepcionais é maior, com taxa de 0,05%.
Os testes da fase três da vacina da Janssen foram realizados em países diferentes, com a participação de 44 mil pessoas. O imunizante teve uma taxa de eficácia de 72% nos Estados Unidos, 68% no Brasil e 64% na África do Sul, com apenas uma dose.
Com informações da Agência Brasil.