Brasil tem 25 casos de coronavírus confirmados, diz governo
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (9) que o Brasil registrou 25 casos de coronavírus (covid-19) confirmados. Além disso, o governo salientou como há 930 casos suspeitos e 685 descartados.
Segundo o governo federal, sete estados registraram casos confirmados de coronavírus. Na última semana foram:
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Alagoas
- São Paulo
Desse total, apenas 4 casos não foram importados, ou seja, eram pessoas que se infectaram no exterior e depois viajaram para o Brasil.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, salientou que novos casos deverão ser incluídos. Isso pois o atual balanço traz as informações transmitidas pelas secretarias estaduais de saúde até as 12h desta segunda.
Infectados com o coronavírus no Brasil
Entre os 25 casos confirmados, quatro encontram-se internados e três possuem complicações pré existentes, como diabetes, hipertensão e doenças pulmonares. Patologias que poderiam representar uma agravante para os casos.
Saiba mais: Coronavírus: OMS alerta para o risco de pandemia
São Paulo tem 16 casos confirmados, sendo o primeiro estado do Brasil a registrar uma contaminação local. Por sua vez, o Rio de Janeiro registra três casos confirmados. O último é de uma mulher de 42 anos que viajou para a Itália recentemente e voltou esse mês.
Em Alagoas, o caso confirmado é de um paciente de 42 anos que também voltou da Itália há pouco tempo.
Os casos considerados suspeitos são de pessoas com sintomas de febre e complicações respiratórias que estiveram em regiões consideradas de risco, como por exemplo a Itália. Além disso, quem teve contato direto com essas pessoas e com pacientes infectados também é considerado como um caso de risco.
O primeiro caso da doença no Brasil foi confirmado pelo hospital Albert Einstein na capital paulista. O primeiro paciente a ser infectado pelo vírus foi um senhor de 61 anos de idade que havia estado na Itália a trabalho em fevereiro de 2020, e voltou para São Paulo com fortes sintomas da doença.
Após ser diagnosticado com a doença, o paciente paulistano se isolou em quarentena em sua casa.
Os países com mais casos reportados de coronavírus ainda são China, que lidera o número de casos e que foi o epicentro da epidemia, seguida pelo Irã, Coreia do Sul e Itália.