O Banco Bradesco (BBDC4) irá oferecer nesta segunda-feira (5) uma linha de crédito à folhas de pagamentos para empresas com faturamento de até R$ 10 milhões por ano.
A operação do Bradesco está de acordo com a Medida Provisória (MP) 944, que prevê a criação do Programa Emergencial de Suporte ao Emprego. A medida oferece suporte econômico durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo
Conforme as informações do Banco, a linha de crédito tem capacidade de servir até um milhão de trabalhadores. Para a modalidade, empresas com crédito pré-aprovado poderão entrar por meio de canais digitais da NET Empresa ou NET Celular Empresa. Aos demais clientes, o crédito poderá ser acessado nas agências bancárias ou por telefone, e os recursos serão liberados pelos canais digitais.
O Bradesco oferece às empresas seis meses de carência e o prazo de 36 meses para pagar. A taxa de juros para operação será de 3,75% ao ano.
Segundo anunciado pelo Governo Federal, a linha de financiamento de folhas de pagamento contará com um montante de R$ 40 bilhões, divididos em dois meses. O Tesouro irá bancar uma parcela de 85% dos recursos e da inadimplência referentes a medida, enquanto os bancos arcarão com o volume restante.
A medida ainda depende de aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e de circular do Banco Central (BC). No entanto, o Bradesco já irá começar a operar o programa a partir de segunda-feira.
Bradesco antecipa pagamento de 13º
O Bradesco informou na última quinta-feira (2) que antecipará o pagamento da primeira parcela do 13º salário no dia 29 de abril. Os recursos tinham que ser disponibilizados no dia 28 de maio. A decisão foi tomada para tentar reduzir o impacto econômico da pandemia de coronavírus.
Saiba mais: Bradesco (BBDC4) antecipa pagamento de 13º para enfrentar coronavírus
O Banco tem cerca de 100 mil funcionários. Além da antecipação do pagamento, o banco adotou uma série de medidas emergenciais, em linha com as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A maior parte do quadro de funcionários do Bradesco já trabalha em regime de home office. Além disso, na rede física teve o atendimento redimensionado um sistema de rodízio onde os funcionários se revezam em turnos semanais.