Após uma troca de CEO que animou o mercado – dado que as ações chegaram a subir 4% após a notícia -, os analistas do Goldman Sachs mantiveram recomendação neutra para os papéis do Bradesco (BBDC4) e destacaram que não enxergam a mudança como significativa. As ações do banco sobem forte hoje no Ibovespa, e analistas fazem outras ressalvas sobre a mudança na presidência.
Os analistas chamaram atenção para o fato de que o novo CEO do Bradesco, Marcelo Noronha, tem 38 anos de experiência no setor bancário, sendo 20 deles no próprio banco.
A saída de Lazari Jr. da presidência do Bradesco vem em contexto de dificuldades do banco, que sofre mais do que seus pares com uma inadimplência mais elevada e vem na esteira de resultados abaixo do consenso Bloomberg e um top line com problemas dentro dos últimos números trimestrais.
“Em um entrevista em maio de 2023, o executivo [novo CEO Marcelo Noronha] destacou seu objetivo de melhorar a eficiência e entregar um ROE adequado no negócio de varejo, próximo a 20% (10,6% no 1T23)”, diz o Goldman Sachs.
“Noronha também mencionou iniciativas de redução de custos, como o fechamento de cerca de 300 filiais e reorganização de outras, bem como aumento de receitas por meio de melhor segmentando a base de clientes”, acrescenta.
Os especialistas, com isso, disseram que enxergam a mudança na gestão do Bradesco como uma ‘continuidade da equipe atual’.
XP: mudança no comando do banco é sinal de reestrutuação
Analistas da XP têm outra visão sobre a troca de comando do Bradesco: “A mudança é vista como positiva, pois demonstra a proatividade do banco em aprimorar suas atividades operacionais e reduzir os níveis de inadimplência, visando à retomada do crescimento.”
O relatório da XP sobre o Bradesco complementa: “O banco tem um grande desafio para recuperar a rentabilidade nos próximos anos. No entanto, o novo Diretor-Presidente do Bradesco traz consigo uma vasta experiência nos setores bancário e de pagamentos, o que nos leva a crer que ele está apto a liderar uma grande reestruturação operacional no banco. De forma geral, este anúncio reflete o compromisso do Bradesco em tomar medidas e implementar as mudanças necessárias para alcançar crescimento e rentabilidade a longo prazo.”
Preço-alvo abaixo do preço de negociação do Bradesco
Por fim, o Goldman Sachs destacou que a ação BBDC4 está sendo negociada a 0,9x o price to book value estimado para 2024 ante 1,2x dos seus pares, refletindo o “histórica de baixa rentabilidade”.
O preço-alvo foi mantido em R$ 14,70, ao passo que os papéis do Bradesco são negociados a R$ 16,28 durante o pregão desta quinta-feira (23).