A Petrobras publicou o prospecto preliminar da oferta secundária de ações (follow-on) da BR Distribuidora (BRDT3) aprovado pelo conselho de administração. A informação foi divulgada através de uma nota da empresa. A oferta poderá levantar até R$ 6,8 bilhões.
“Serão ofertadas, sem prejuízo das Ações do Lote Suplementar [da BR Distribuidora] e das Ações Adicionais, por meio de oferta pública de distribuição secundária, 291.250.000 Ações de titularidade do Acionista Vendedor, no Brasil”, informou a Petrobras.
Follow-on da BR Distribuidora
As instituições financeiras responsáveis pelo follow-on da BR Distribuidora serão:
- J.P.Morgan como coordenador
- e Citigroup como agente estabilizador.
A estatal procurará vender de 25% a 33,7% do capital da social subsidiária. Dessa forma, o preço estimado das ações é de R$ 24,50.
“A cotação de fechamento das ações ordinárias de emissão da Companhia na B3, em 1º de julho de 2019, foi de R$24,50 por ação ordinária de emissão da Companhia, valor este meramente indicativo do Preço por Ação, podendo variar para mais ou para menos, conforme a conclusão do Procedimento de Bookbuilding”, informou a companhia.
De acordo com o fundador da casa de análise de investimentos, SUNO research, Tiago Reis, o bookbuilding é o último estágio da empresa antes de efetivamente lançar as ações no mercado.
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“O bookbuilding é uma forma de orientar a empresa sobre a demanda do mercado, fazendo assim com que seu lançamento fique mais adequado com o que os investidores querem”, informou Reis.
Conforme o documento é previsto pela estatal a precificação da oferta no dia 23 de julho. Por sua vez, as vendas dos lotes suplementar e adicional poderão ser concluídas até 28 de agosto.
“Follow-on poderá ser uma boa oportunidade para todos os envolvidos. Com ele, a empresa pode arrecadar mais capital para expandir suas operações. Ao mesmo tempo, os sócios também podem vender suas participações, realizando assim o investimento feito. Além disso, o papel acaba ganhando mais volume e liquidez na bolsa – beneficiando seus acionistas e indiretamente todo o mercado”, diz o fundador da SUNO research.
A Petrobras possui 71,25% da participação na BR Distribuidora. No final de 2017, foi feito uma oferta inicial de ações (IPO) da subsidiaria que arrecadou cerca de R$ 5 bilhões.