A BR Distribuidora (BRDT3) e Lojas Americanas (LAME4) fecharam acordo de joint venture. Segundo as companhias, a parceria visa a exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de posto de combustível, através das redes de lojas Local e BR Mania. O valor de mercado da joint venture foi estimado em R$ 995 milhões.
De acordo com o fato relevante, a parceria será efetivada por meio da criação de uma nova sociedade, cujo capital social será detido pela Americanas e pela BR Distribuidora, ambas com participações de 50%. A sociedade contará com estrutura de gestão independente e governança corporativa própria.
O valor da operação foi considerado, nas condições atuais, de até R$ 995 milhões. Além disso, a transação inclui um desembolso pela Americanas de até R$ 305 milhões, na forma de um aporte na nova empresa de aproximadamente R$ 252 milhões e um pagamento de até R$ 53 milhões à BR Distribuidora.
“A parceria celebrada visa oferecer uma nova proposta de valor a consumidores, franqueados, revendedores e atendentes de lojas, contando com o somatório das forças da BR Distribuidora e da Americanas”, informou documento.
A formalização da joint venture depende do cumprimento de condições usuais para transações, incluindo a autorização pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
BR Distribuidora e Lojas Americanas
A BR Distribuidora é uma companhia que conta com quase 8 mil postos de gasolina e mais de 1,250 lojas de conveniência.
Na teleconferência de apresentação dos resultados do terceiro trimestre, o presidente da BR Distribuidora já havia afirmado que as duas companhias estavam mais “próximas do que estávamos no segundo trimestre de mostrar ao mercado as conclusões para uma potencial parceria”. Além de fechar o acordo nas lojas de conveniência, a distribuidora pretende também entrar no mercado de comercialização de energia e atuar no mercado de gás natural.
Para a Americanas, a iniciativa vem em meio a uma desvalorização da varejista aos olhos do mercado. Recentemente, o JP Morgan, em relatório em que avaliou a companhias do varejo, diminuiu o preço-alvo da Lojas Americanas enquanto elevou o das concorrentes Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VVAR3). Em outubro, BTG Pactual (BPAC11) e XP Investimentos retiraram o papel de suas carteiras.
A BR Mania, loja de conveniência da BR Distribuidora, está presente apenas em 16% dos postos, mas a meta é dobrar esse número em três anos.