A BR Distribuidora (BRDT3) informou ao mercado nesta quarta-feira (19) que vendeu a totalidade de sua participação acionária na Stratura Asfaltos à empresa Bitumina do Brasil, subsidiária brasileira da Bitumina Industries do Reino Unido.
O valor total da venda da participação da BR Distribuidora poderá chegar até R$ 100 milhões, dos quais R$ 4 milhões foram recebido no fechamento da operação. Segundo o fato relevante, o restante será pago pelo mecanismo de “earn-out” atrelado ao desempenho da empresa e à recuperação de créditos tributários.
Além disso, a transação envolve o pagamento, de aproximadamente, R$ 147 milhões em 36 parcelas mensais. De acordo com o documento, “não houve necessidade de submissão da operação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)”.
A Stratura Asfaltos S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado, com sede na cidade de São Paulo – SP, atuando na fabricação e distribuição de produtos para pavimentação e conservação de rodovias e afins, na prestação de serviços de engenharia e na execução de serviços especializados de pavimentação.
“Esta decisão está alinhada à nossa iniciativa de Gestão de Portfólio que busca garantir o foco da Companhia e a maximização da criação de valor para os acionistas”, informou a BR Distribuidora.
BR Distribuidora tem queda de 37,7% no lucro líquido do 2T20
A BR Distribuidora anotou lucro líquido de R$ 188 milhões no segundo trimestre desse ano. O montante é 37,7% menor na comparação anualizada.
Já a receita líquida ficou em R$ 14,9 bilhões no final de junho, com uma queda de 38,1% em relação ao período equivalente em 2019. Segundo o documento, o resultado da receita líquida foi reflexo da “queda no volume dos produtos vendidos e redução do preço médio de realização”.
O volume de vendas, por sua vez, caiu 21,7% no segundo trimestre quando comparado ao mesmo trimestre do ano passado, e somou 7,8 bilhões de litros.
Além disso, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da BR Distribuidora ficou em R$ 816 milhões entre abril e junho desse ano, representando um avanço de 61,3% ante o segundo trimestre de 2019. A margem Ebitda passou de 2,1% no 2T19 para 5,5%.