BR Distribuidora registra lucro líquido de R$ 302 milhões, alta de 15%

A BR Distribuidora divulgou seu balanço do segundo trimestre deste ano. A companhia registrou lucro líquido de R$ 302 milhões, elevação de 14,8% em comparação com o mesmo período no ano passado.

“O desempenho da companhia no segundo trimestre de 2019 é marcado principalmente pelo crescimento do volume de vendas na comparação com o primeiro trimestre do ano, (+2,4%) em função do incremento nas vendas de diesel e também no ciclo OTTO”, informou a BR Distribuidora em seu comunicado.

Além disso, a companhia reitera a importância da venda de suas ações para o resultado.

“Em 26 de julho de 2019, foi concluída a oferta secundária de ações da BR Distribuidora. Esse foi um importante marco na história da companhia que gera inúmeras possibilidades de potencializar sua agenda de criação de valor, com maior agilidade, flexibilidade e foco”, informou a distribuidora.

O objetivo da BR é a implantação de 10 de iniciativas que conforme a empresa “deverão trazer um novo nível de rentabilidade para seus negócios”, são eles:

  1. Sistema de precificação e alocação de capital (Pricing);
  2. Processo de aquisição de produtos (Sourcing);
  3. Otimização logística e de transporte;
  4. Gestão de despesas;
  5. Gestão de pessoas;
  6. Marketing e Relacionamento;
  7. Gestão de portfólio;
  8. Conveniência;
  9. Lubrificantes;
  10. Serviços financeiros e de fidelidade.

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Resultado da BR Distribuidora

O EBITDA ajustado teve impacto negativo de -35,7% quando comparado com o primeiro trimestre e aumento de 6,5% em comparação ao mesmo período no ano anterior, atingindo R$ 541 milhões.

A margem EBITDA também demonstrou redução de R$ 86 milhões para R$ 54 milhões em comparação trimestral. Conforme a distribuidora, esse resultado é reflexo das menores margens de comercialização praticadas em uma estratégia que busca aumento de volume de venda.

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“Essa estratégia, já revista a partir de junho, segue em aperfeiçoamento como parte em consonância com as 10 iniciativas da nossa agenda de valor amplamente divulgadas durante o follow on”, completou.

A Rede de Postos apresentou volume de vendas 1,9% maior no 2T19 quando comparado ao 2T18 e de 5,0% na comparação com o 1T19.

“Destaca-se que, em ambos os casos, o aumento do volume comercializado foi influenciado, principalmente, pelo crescimento nas vendas de diesel e do ciclo OTTO”.

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A receita líquida ajustada cresceu em 1,9% em comparação com o ano anterior, passando de R$ 23,5 milhões para R$ 24 milhões.

As despesas operacionais alcançaram R$ 1,013 milhão no 2T19. Na comparação com o 2T18 a redução foi de 11,3%, em “função da adoção do IFRS 16 e do controle de despesas no âmbito da metodologia OBZ”.

Última cotação

Na última sessão, quarta-feira (31), a BR Distribuidora (BRDT3) encerrou o pregão com alta de 0,76%, sendo cota a R$ 26,60.

Poliana Santos

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