Por meio de uma rede social, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) informou na noite da última terça-feira (16) que o Brasil concluiu a venda de cinco aeronaves da Embraer para a Força Aérea Portuguesa. O modelo das aeronaves vendidas é o KC-390. Sendo assim, esta é a primeira negociação envolvendo o novo modelo da aeronave, para um país europeu.
“Conseguimos concluir a venda de cinco aeronaves Embraer KC-390 para a Força Aérea Portuguesa, após autorização da aquisição pelo Governo de Portugal, que contribuiu ativamente para o desenvolvimento do KC, exemplo da tecnologia de ponta que produzimos no Brasil”, escreveu Jair Bolsonaro em seu Twitter.
O valor que Portugal terá que pagar pelas aeronaves será de 827 milhões de euros. Isso corresponde a aproximadamente R$ 3,5 bilhões. As informações são da “Agência Brasil”. Além das aeronaves, um simulador também está envolvido no negócio.
Veja também: Bolsonaro vai à cúpula do Mercosul para assumir a presidência do bloco
Mesmo com o negócio fechado, as aeronaves devem chegar a Portugal apenas no início de 2023. Elas irão entrar no lugar dos modelos Hércules C-130, da empresa norte-americana Lockheed Martin.
Aeronave KC-390
O avião KC-390 é o maior cargueiro já fabricado no País. Ele deve ser usado principalmente para o transporte tático militar. O avião está sendo fabricado em Galvão Peixoto, São Paulo.
O KC-390 também tem outras utilidades, além do transporte tático militar. São elas:
- Transporte de paraquedistas;
- Abastecimento de outras aeronaves no ar;
- Combate a incêndios florestais;
- Missões de busca e salvamento com equipamentos especiais.
A Embraer quer fazer mais negócios como este, mas com outros países. Dessa forma, a empresa pretende negociar o modelo de aeronave com o Chile, a Argentina, a Colômbia e a República Tcheca.
O presidente Bolsonaro classificou o negócio com os portugueses como uma “grande notícia”, em seu Twitter.