Bolsonaro e Trump farão reunião em 19 de março nos Estados Unidos
O presidente Jair Bolsonaro se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 19, segundo comunicado da Casa Branca.
No entanto, a reunião entre Bolsonaro e Trump servirá para debater os temas:
- Cooperação na área da defesa;
- Políticas comerciais;
- Combate ao crime transnacional;
- Crise na Venezuela.
De acordo com a Casa Branca, os dois líderes vão discutir sobre os esforços para oferecer ajuda humanitária à Venezuela.
Brasil, Estados Unidos e Colômbia realizaram doações a venezuelanos a partir da cidade colombiana de Cúcuta e da brasileira de Boa Vista, capital de Roraima.
Ajuda humanitária brasileira
A ajuda humanitária brasileira passou a prestar ajuda na Venezuela em 23 de fevereiro. A mobilização atende aos pedidos do presidente autoproclamado Juan Guaidó.
Saiba mais: Grupo apoiado pela UE pede eleições presidenciais na Venezuela
Saiba mais: Brasil anuncia força tarefa de ajuda humanitária para a Venezuela
De acordo com porta-voz da Presidência, Otávio de Rêgo Barros general a operação deverá ser realizada em conjunto com o governo dos Estados Unidos e coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores. Participarão também da força tarefa os representantes do:
- Ministério da Defesa,
- Ministério da Agricultura,
- Ministério da Cidadania, da Saúde
- Gabinete de Segurança Institucional
- Casa Civil
Serão enviados alimentos e medicamentos, distribuídos no território brasileiro, como em Boa Vista e Pacaraima, na fronteira de Roraima com a Venezuela. Dessa forma, os mantimentos deverão ser transportados por caminhões venezuelanos conduzidos por venezuelanos.
Guaidó e Maduro
Além de Brasil e Estados Unidos, outras 50 nações reconheceram Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, como presidente legítimo do país.
No entanto, Nicolás Maduro afirmou que seguirá no poder. O líder venezuelano tem apoio da China, Rússia e Turquia, do México e Uruguai.
Bolsonaro deve viajar para os Estados Unidos entre os dias 18 e 22 deste mês. No entanto, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e o deputado Eduardo Bolsonaro, viajaram ao país para preparar a visita do presidente.