Na primeira pesquisa sobre as eleições de 2022 após a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a corrida presidencial e tem dez pontos a frente do petista, segundo pesquisa realizada pela parceria CNN/Instituto Real Time Big Data e divulgada nesta quarta-feira (10).
Segundo a pesquisa, Bolsonaro tem 31% das intenções de votos. Já Lula, o segundo colocado, possui 21%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Além de Lula e Bolsonaro, há um empate técnico no terceiro lugar. O ex-ministro Sérgio Moro (sem partido), com 10%, Ciro Gomes (PDT), com 9%, Luciano Huck. com 7% e João Doria, com 4% das intenções de voto, aparecem empatados.
Já João Amoêdo (Novo) e Marina Silva (Rede) vêm mais atrás, com 2% e 1% das intenções, respectivamente. Segundo a pesquisa, os votos brancos e nulos somam 12%, enquanto 3% disseram que ainda não sabem como irão votar ou não responderam.
Na segunda-feira (8), o ministro do STF Edson Fachin determinou ordem de habeas corpus para declarar a “incompetência da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba para o processo e julgamento das ações” envolvendo o Triplex do Guarujá, o Sítio de Atibaia, a sede do Instituto Lula e as doações à mesma instituição.
Fachin ordenou a invalidação dos processos e determinou a reabertura das ações penais. A decisão devolve à Lula os direitos políticos, tirando-o do escopo da Lei de Ficha Limpa.
Segundo turno tem empate técnico entre Bolsonaro e Lula
A pesquisa também levantou as possibilidades de um possível segundo turno em 2022. De acordo coma “CNN”, Bolsonaro tem 43%, enquanto Lula possui 39% das intenções de voto. Considerando a margem de erro, os dois estão empatados tecnicamente.
A pesquisa mostra que, no segundo turno, votos brancos e nulos somam 15%. Já 3% dos entrevistados não sabem ou não responderam essa etapa da pesquisa.
Segundo a “CNN”, a pesquisa que mostra Bolsonaro a frente ouviu 1.200 pessoas de todo o Brasil, sendo que a margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%. Isto significa que se a mesma pesquisa fosse feita 100 vezes, o resultado seria o mesmo, dentro da margem de erro, em 95 oportunidades.