Bolsonaro deve colocar Landim na presidência da Petrobras (PETR4), diz jornal

A Petrobras (PETR4) está novamente no centro de uma disputa política para a escolha do presidente da estatal. Depois de um novo reajuste nos preços dos combustíveis por causa da escalada na cotação do petróleo internacionalmente, o presidente Jair Bolsonaro se mostrou insatisfeito com a gestão de Joaquim Silva e Luna – nome que ele próprio destacou para o posto de chefe executivo -, e quer tirá-lo do cargo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Até recentemente, Bolsonaro não sabia como fazê-lo, já que Silva e Luna afirmou publicamente que não tem a intenção de pedir demissão do cargo na Petrobras e seu mandato vai até 2023. Porém, segundo a colunista Malu Gaspar, de O Globo, Bolsonaro achou a solução.

No próximo dia 13 de abril, irá acontecer a Assembleia de Acionistas da Petrobras para deliberar sobre os novos nomes para o compor o Conselho de Administração da estatal. Para ser presidente da empresa é preciso ser conselheiro também.

A ideia do Palácio do Planalto é retirar o nome de Silva e Luna da lista de possíveis conselheiros, de modo que ele seria automaticamente destituído de seu posto na presidência da petroleira, afirma a coluna.

Em seu lugar, o nome proposto seria o do atual presidente do Flamengo, Rodolfo Landim.

Rodolfo Landim. Foto: Reprodução/ Flamengo
Rodolfo Landim. Foto: Reprodução/ Flamengo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A história na Petrobras se repete

O esquema cogitado por Bolsonaro agora é o mesmo usado no ano passado, quando o presidente da República arquitetou a saída de Roberto Castelo Branco da presidência da Petrobras, também por divergências em relação aos preços dos combustíveis.

Castelo Branco teve seu nome retirado da lista de conselheiros da Petrobras um mês antes da assembleia e não pode continuar no cargo. Segundo Malu Gaspar, Bolsonaro está decidido a tirar Silva e Luna da estatal da mesma forma.

Landim já foi indicado para a presidência do conselho da companhia, mas a ideia é que ele passe esse cargo para outra pessoa e assuma o de presidente da empresa, seguindo as regras do estatuto.

Interlocutores de Bolsonaro contaram à colunista de O Globo que Landim teria garantido ao presidente que “resolve o problema” da alta de preços dos combustíveis.

O atual presidente do Flamengo é formado em engenharia da área de petróleo e já trabalhou na Petrobras por 26 anos. Entre os cargos que teve, assumiu postos de liderança como superintendente de Produção da Região Nordeste e superintendente-geral da região Norte.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno