Ícone do site Suno Notícias

Bolsonaro indica Alexandre Cordeiro para presidir o Cade

Bolsonaro defende limite ao ICMS para baixar preços dos combustíveis; governadores discordam

Jair Bolsonaro defende a taxação de dividendos. Foto: Alan Santos PR

O presidente Jair Bolsonaro indicou o atual superintendente-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Cordeiro Macedo, para assumir a presidência do órgão.

A mensagem presidencial que submete a indicação ao Senado Federal, para apreciação, está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (30). Caso seja aprovado pelos parlamentares, Alexandre Cordeiro assume o comando do Cade no lugar de Alexandre Barreto, cujo mandato se encerrou na última segunda-feira (21).

Cordeiro conta com a simpatia de aliados do presidente Bolsonaro do ‘Centrão’, como o senador Ciro Nogueira (PP), e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), além de ser bem visto no Planalto e em órgãos da área concorrencial.

Cordeiro tem mandato como superintendente-geral do Cade até novembro deste ano e, antes, foi conselheiro do tribunal do órgão. Se confirmado, exercerá o terceiro cargo consecutivo no conselho, algo inédito no órgão. O mandato dele na presidência será de quatro anos.

Quarta indicação

Esta é a quarta indicação consecutiva de Cordeiro no Cade, o que permitirá ao superintendente-geral uma longevidade inédita no órgão.

Cordeiro começou a trabalhar no Cade em 2015, no governo Dilma, emplacando seu nome também nos governos Michel Temer e Bolsonaro.

Veja Também: Vale a pena ver de novo? Cade quer reabrir caso Nestlé e Garoto 19 anos depois

Em setembro de 2017, no meio de seu mandato, Cordeiro foi nomeado pelo presidente Michel Temer a superintendente-geral do Cade, o que gerou um mal-estar no órgão na ocasião pois um mês antes, Temer havia enviado ao Congresso a indicação de uma servidora do órgão, Amanda Athayde, para o posto de superintendente-geral. Hoje, Athayde não atua mais na autarquia.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile