As bolsas mundiais deram o ponta pé em março no azul. Os principais índices acionários do mundo operam em alta nesta manhã, com a estabilização dos Treasuries, os títulos do Tesouro dos Estados Unidos, assim como a aprovação do novo pacote de estímulos norte-americano, que foi aprovado na Câmara.
Por volta das 7h20 desta segunda-feira (1), o S&P 500 subia 1,18%, para 3.853,88 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 1,60%, para 13.117,25 pontos, enquanto a Europa e a Ásia também avançam. As bolsas mundiais, nas últimas semanas, têm sido impactadas pela alta dos títulos estadunidenses.
O avanço desta manhã ocorre com o rendimento das notas do Tesouro de 10 anos, o custo de empréstimo de referência nos mercados de dívida globais, recuando para 1,416%, de 1,459% na última sexta-feira (26). Os rendimentos caem enquanto os preços dos títulos sobem, com base na oferta e demanda pelos papéis.
Sobretudo na última semana, a dispara dos títulos para o maior patamar dos últimos 12 meses acendeu o sinal de alerta aos investidores de Bolsa. Com maior rendimento das notas públicas, o investimento em ativos de maior risco, como as ações, se torna menos atraente.
Além disso, representa um aumento do custo de capital e taxa de desconto sobre os fluxos de caixa futuros das empresas — o que tende a influenciar negativamente as perspectivas sobre as ações de empresas de tecnologia e de alto crescimento.
A Câmara dos Representantes norte-americana aprovou, no último sábado (27), o pacote de estímulos à economia proposto pelo presidente Joe Biden. O texto, que garante a distribuição de US$ 1,9 trilhão, não contou com nenhum voto republicano. Com o aval da Câmara, o projeto segue agora para o Senado.
Biden elogiou a Casa por aprovar o texto e disse que não há tempo a perder para passá-lo no Senado. A aprovação também anima os investidores, pois a impressão de dólares foi um dos catalisadores da recuperação dos mercados desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Sábado também marcou a aprovação do uso emergencial da vacina da Johnson & Johnson nos Estados Unidos. O imunizante é o único no mundo que usa apenas uma dose.
A vacina foi testada em mais de 44 mil pessoas nos EUA, África do Sul e América Latina. Segundo a J&J, seu imunizante apresenta uma eficácia de 66% em casos moderados e graves do vírus, incluindo as novas variantes da doença.
Desempenho das bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 7h35:
- S&P 500 futuro: +1,18%
- Nasdaq futuro: +1,63%
- DAX 30: +1,17%
- FTSE 100: +1,62%
- Euro Stoxx 50: +1,45%
- SSE Composite: +1,21%
- Nikkei 225: +2,41%
As bolsas mundiais voltam a demonstrar otimismo na abertura de março, assim como no início do mês passado. A espera pelo novo pacote de estímulos fiscais do governo norte-americano trouxe resultado positivo para os mercados, que permanecem atentos à recuperação econômica global.