As bolsas mundiais apontam para uma recuperação contida após a derrocada no pregão da última quinta-feira (26). A véspera foi marcada por uma venda em massa das empresas de tecnologia, pressionadas pelo aumento do rendimento dos Treasuries norte-americano. Em uma semana, companhias do setor perderam quase US$ 900 bilhões em valor de mercado.
Por volta das 7h20 desta sexta-feira (26), o S&P 500 subia 0,21%, para 3.835,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,13%, para 12.849,75 pontos, enquanto a Europa e a Ásia operam no vermelho. As bolsas mundiais têm sido impactadas pela alta dos títulos estadunidenses, considerados os ativos mais seguros do mundo, o que tira o apetite por ativos de maior risco.
Além de oferecer uma maior rentabilidade em dólar, moeda mais forte do planeta a qual os Estados Unidos têm o monopólio da impressão, o aumento do rendimento dos papéis pode representar uma elevação no custo de capital das empresas. As companhias de tecnologia, como tem seus lucros majoritariamente no futuro, sofrem mais.
Sinal disso é a alta do índice do dólar (DXY). A divisa norte-americana sobe 0,49% frente a uma cesta de moedas como euro, iene e libra esterlina, na terceira alta em quatro pregões.
A recuperação de hoje coincide justamente com o recuo dos Treasuries. O rendimento do Tesouro de 10 anos caiu para 1,475%, de 1,513% na quinta-feira, quando atingiu seu nível de fechamento mais alto em um ano.
Os títulos trazem outra preocupação: o Federal Reserve (Fed) pode elevar as taxas de juros referenciais da economia antes do previsto. Isso pode ocorrer em função da expectativa por uma pressão inflacionária, dada a recuperação econômica que está no horizonte — sem contar com o novo pacote de estímulos que está em vias de ser aprovado.
No mercado de commodities, o petróleo estacionou próximo de seu nível mais alto em mais de um ano, enquanto os investidores discutem sobre o esgotamento dos estoques globais. O Bitcoin opera próximo dos US$ 45 mil, em mais uma sessão negativa.
Desempenho das bolsas mundiais
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 7h40:
- S&P 500 futuro: +0,28%
- Nasdaq futuro: +0,18%
- DAX 30: -0,12%
- FTSE 100: +0,45%
- Euro Stoxx 50: -0,34%
- SSE Composite: -2,12%
- Nikkei 225: -3,99%
Após iniciarem o mês com o otimismo em alta, os mercados inverteram a tendência das bolsas mundiais. A espera pelo novo pacote de estímulos fiscais do governo norte-americano e informações sobre a vacinação contra o coronavírus sustenta os investimentos mundo afora.
Notícias Relacionadas