As bolsas mundiais operam em alta na manhã desta quarta-feira (18), enquanto analisam o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Hemisfério Norte e o quanto isso realmente ameaça a recuperação da economia nos Estados Unidos e na Europa.
Por volta das 8h40 assim como a maior parte das bolsas mundiais, o S&P 500 futuro avançava 0,21%, para 3.614,12 pontos, enquanto o Dow Jones subia 0,28%, a 29.805,0 pontos. A Nasdaq, por sua vez, tinha alta de 0,22%, para 12.001,62 pontos. Os três índices estão próximos de suas máximas históricas.
Um aspecto importante que pode impactar os mercados nesta quarta-feira é a decisão da Apple (NASDAQ: AAPL), empresa norte-americana mais valiosa e que compõe os índices da S&P e Nasdaq, em cortar de 30% para 15% a comissão da App Store para desenvolvedores que faturaram até US$ 1 milhão durante o ano anterior.
O Programa para Pequenos Negócios da App Store (App Store Small Business Program) ocorre em meio às discussões entre a gigante da tecnologia e empresas que comercializam seus aplicativos na loja da companhia, como a Epic Games, desenvolvedora do jogo Fortnite, e o Spotify.
No que se refere ao combate à pandemia, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, também advertiu na última terça-feira (17) que a economia enfrenta desafios significativos e incertezas devido ao aumento da disseminação da doença.
Powell afirmou que é muito cedo para dizer como uma potencial vacina mudaria o cenário, com a possibilidade de vacinação generalizada ainda faltando muitos meses. A Pfizer e a BioNTech, que anunciaram os resultados dos testes na última semana, preveem a distribuição de 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021.
Bolsas mundiais: Europa permanece com baixa inflação
As bolsas mundiais também ficam de olho na economia da Europa. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro recuou 0,3% em outubro frente igual mês de 2019, mantendo o mesmo nível de queda de setembro, de acordo com dados finais divulgados nesta quarta-feira pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE).
O resultado confirmou a estimativa preliminar e veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal. A leitura deixa a inflação anual da zona do euro ainda mais distante da meta do Banco Central Europeu (BCE), que é de uma taxa pouco abaixo de 2%.
Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h55:
- S&P 500 futuro: +0,27%
- Nasdaq futuro: +0,15%
- DAX 30: +0,30%
- FTSE 100: +0,16%
- Euro Stoxx 50: +0,32%
- SSE Composite: +0,22%
- Nikkei 225: -1,10%
As bolsas mundiais e os mercados futuros, mesmo atentos ao avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), continuam com a tendência de alta. A espera por uma vacina sustenta o otimismo dos investidores, que projetam a volta da normalidade na atividade econômica em todo o mundo.