Entre as bolsas mundiais hoje (21), as asiáticas fecharam em alta, à medida que ações de tecnologia saltaram após balanço animador da gigante de comércio eletrônico chinesa Alibaba, que reforçou o sentimento positivo deflagrado pela inteligência artificial da DeepSeek no fim do mês passado.
Liderando os ganhos na Ásia, o índice Hang Seng saltou 3,99% em Hong Kong, a 23.477,92 pontos, o maior patamar em três anos. Em tecnologia, Alibaba e Lenovo dispararam 15%, cada, após resultados trimestrais. Segundo analistas do HSBC, a startup DeepSeek tem sido um poderoso catalisador para ações chinesas, e a expectativa é de mais ganhos uma vez que seus valores de mercado são baixos.
Na China continental, o entusiasmo com tecnologia e IA também garantiu tom positivo aos negócios. O Xangai Composto subiu 0,85%, a 3.379,11 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 1,56%, a 2.088,82 pontos.
Em Tóquio, o índice Nikkei teve modesta alta de 0,26%, a 38.776,94 pontos, com destaque para a Nissan, cuja ação saltou 9,47% após relatos de que um grupo japonês de alto escalão está elaborando planos para persuadir a Tesla, de Elon Musk, a investir na montadora japonesa. Recentemente, Nissan e Honda fracassaram em negociações para fundir suas operações.
Em outras partes da região asiática, o sul-coreano Kospi ficou praticamente estável em Seul, com ganho marginal de 0,02%, a 2.654,58 pontos, e o Taiex subiu 1,03% em Taiwan, a 23.730,25 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana ignorou o bom humor da Ásia e acumulou perdas pelo quinto pregão seguido. O S&P/ASX 200 caiu 0,32% em Sydney, a 8.296,20 pontos.
Europa opera mista
As bolsas europeias operam sem direção única e com variações modestas na manhã desta sexta-feira, enquanto investidores avaliam dados de atividade (PMIs) mistos da região e o desempenho melhor do que o esperado do setor varejista britânico.
Por volta das 6h55 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,28%, a 552,57 pontos.
Prévia da S&P Global mostrou que o PMI composto da zona do euro ficou inalterado em 50,2 em fevereiro, contrariando previsão de alta, uma vez que a fraqueza em serviços se sobrepôs a ganhos no setor industrial. Apenas na Alemanha, a indústria também foi destaque positivo. No Reino Unido, por sua vez, o setor manufatureiro decepcionou.
Antes da rodada de PMIs europeus, o Reino Unido divulgou alta mensal de 1,7% nas vendas do varejo de janeiro, bem maior do que se previa. O resultado deu impulso temporário à libra no mercado de câmbio.
Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para PMIs dos EUA e pesquisa sobre a confiança do consumidor americano.
Às 7h08 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,09%, a de Paris avançava 0,31% e a de Frankfurt caía 0,03%. Já as de Milão e Lisboa tinham altas de 0,16% e 0,32%, respectivamente, enquanto a de Madri recuava 0,38%.
Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo