Bolsas asiáticas fecham sem direção única após recuperação em Wall Street; Europa amplia ganhos

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta terça-feira (23), após Wall Street se recuperar ontem apesar de incertezas no cenário político dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O índice japonês Nikkei ficou praticamente estável em Tóquio, com baixa marginal de 0,01%, a 39.594,39 pontos. O sul-coreano Kospi subiu 0,39% em Seul, a 2.774,29 pontos, o Hang Seng caiu 0,94% em Hong Kong, a 17.469,36 pontos, e o Taiex saltou 2,76% em Taiwan, a 22.871,84 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões negativos, em meio à recuperação de ações ligadas a semicondutores.

Na China continental, os mercados ficaram no vermelho pelo segundo dia seguido, em meio à avaliação de que os últimos estímulos monetários de Pequim são insuficientes para impulsionar a economia. O Xangai Composto recuou 1,65%, a 2.915,37 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve queda de 2,58%, a 1.566,95 pontos, pressionados por ações de fabricantes de bebidas alcoólicas e semicondutores.

Ontem, o banco central chinês (PBoC) cortou alguns de seus principais juros em 10 pontos-base, falhando em melhorar o humor de investidores que anseiam por iniciativas bem mais ousadas após a forte desaceleração da economia chinesa no segundo trimestre.

“O tamanho importa. E, obviamente, um corte de 10 (pontos-base) não é particularmente inspirador. Com certeza, nem perto dos estímulos ‘agressivos’ que são, sem dúvida, o que a economia precisa”, disseram analistas do Mizuho Bank, em comentário a clientes.

O tom misto da Ásia veio depois que as bolsas de Nova York se recuperaram de recentes perdas ontem, em especial no setor de tecnologia, um dia após o presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, desistir de buscar a reeleição em novembro, abrindo o caminho para que sua vice, Kamala Harris, enfrente o ex-presidente e republicano Donald Trump na disputa pela Casa Branca.

Na Oceania, a bolsa australiana teve um dia positivo, após acumular perdas por três sessões consecutivas. O S&P/ASX 200 avançou 0,50% em Sydney, a 7.971,10 pontos, com ganhos liderados por ações de grandes bancos domésticos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/10/1420x240-Banner-Home-1-3.png

Europa amplia ganhos

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta terça-feira, estendendo ganhos de ontem, enquanto investidores avaliam balanços e notícias de empresas da região, ao mesmo tempo em que seguem atentos ao quadro político dos EUA.

Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta de 0,34%, a 516,55 pontos.

Na área de tecnologia, a ação da alemã SAP saltava quase 7% em Frankfurt, após a maior desenvolvedora de software da Europa superar expectativas trimestrais de receita, enquanto a da Logitech avançava 2,9% em Zurique, depois de a fabricante suíça de acessórios para computadores elevar projeções anuais de receita e lucro em função de um forte desempenho trimestral.

O subíndice de tecnologia do Stoxx 600, que tem tanto a SAP quanto a Logitech como integrantes, subia 1,5% no horário acima.

Por outro lado, a Porsche tombava 4% no mercado alemão, após a montadora de carros de luxo reduzir seu guidance anual e alertar sobre interrupções de produção devido a uma escassez de ligas de alumínio. A Volkswagen, que é acionista majoritária na Porsche, caía 1,1% em Frankfurt.

Já em Milão, a petrolífera italiana Eni subia 0,7% depois de anunciar um acordo temporário de exclusividade com a empresa de investimentos americana KKR para a possível venda de uma fatia minoritária em sua unidade de biocombustíveis Enilive.

O cenário político dos EUA também segue no radar, após o presidente Joe Biden desistir de concorrer à reeleição, no fim de semana, abrindo o caminho para que sua vice, Kamala Harris, enfrente o ex-presidente Donald Trump na disputa pela Casa Branca.

Nas próximas horas, está prevista leitura preliminar do índice de confiança do consumidor da zona do euro referente a julho.

Às 6h51 (de Brasília), a Bolsa de Londres tinha alta marginal de 0,01%, a de Paris subia 0,11% e a de Frankfurt avançava 0,94%. Já as de Milão, Madri e Lisboa exibiam ganhos de 0,36%, 0,34% e 0,45%, respectivamente.

*Com informações da Dow Jones Newswires, Associated Press e Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Guilherme Serrano

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno