Ícone do site Suno Notícias

Bolsas asiáticas fecham em queda com cautela pós ata do Fed; Europa ensaia recuperação

Bolsas asiáticas. Foto: Unsplash.

Bolsas asiáticas. Foto: Unsplash.

As bolsas asiáticas encerraram a sessão desta quinta-feira (04) em queda, seguindo Wall Street, que ontem reagiu negativamente à ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Esse cenário pode influenciar nas negociações do Ibovespa hoje. O índice fechou a sessão de ontem (03) em leve alta de 0,10%, aos 132.833,95 pontos.

No primeiro pregão de 2024 após uma sequência de feriados, o índice japonês Nikkei caiu 0,53%, a 33.288,29 pontos. Em outras partes da Ásia, o sul-coreano Kospi recuou 0,78% em Seul, a 2.587,02 pontos, o Taiex registrou perda marginal de 0,06% em Taiwan, a 17.549,65 pontos, e o Hang Seng ficou praticamente estável em Hong Kong, com pontuação de 16.645,98.

Na China continental, o Xangai Composto teve declínio de 0,43%, a 2.954,35 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,84%, a 1.797,50 pontos.

Na ata da reunião de dezembro, o Fed não deu pistas claras ontem sobre os próximos passos de sua política monetária, levando a uma redução nas apostas de que o primeiro corte de juros virá em março, embora essa hipótese continue sendo majoritária. Na esteira do documento, as bolsas de Nova York sofreram perdas de cerca de 0,80% a 1,20%.

Desta forma, os últimos números de atividade de serviços da China ficaram em segundo plano. O PMI de serviços chinês elaborado pela S&P Global/Caixin avançou para 52,9 em dezembro, atingindo o maior nível em quatro meses e contrastando com a medida oficial, que se manteve em 49,3 no mês passado. Leituras acima de 50 indicam expansão de atividade e abaixo, contração.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no vermelho, a exemplo das bolsas asiáticas e de Wall Street. O S&P/ASX 200 caiu 0,39% em Sydney, a 7.494,10 pontos.

Bolsas europeias ensaiam recuperação

As bolsas europeias operam em alta nesta manhã, buscando uma recuperação após dois pregões fracos, ao passo que os investidores avaliam dados de atividade e aguardam por mais indicadores.

Confira o desempenho dos índices por volta das 7h30:

A última rodada de PMIs da Europa veio melhor do que se previa. Na leitura final de dezembro, os PMIs de serviços da zona do euro, da Alemanha e do Reino Unido superaram as expectativas. O mesmo indicador da China também mostrou avanço, atingindo o maior patamar em quatro meses.

Nas próximas horas, a atenção vai se voltar para dados da inflação ao consumidor (CPI) alemão e indicadores dos EUA, incluindo o PMI de serviços da S&P Global e pesquisa da ADP sobre criação de empregos pelo setor privado.

O apetite por risco predomina nos mercados europeus apesar da decepção com a última ata de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), que não apontou uma trajetória clara para os juros americanos e pesou em Wall Street ontem.

Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile