As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta segunda-feira (12), em um dia de pregão tranquilo após uma semana de forte volatilidade causada por preocupações com os EUA.
Na semana passada, os mercados acionários asiáticos sofreram perdas robustas antes de se recuperarem de forma acentuada, principalmente em Tóquio, em meio a temores sobre uma possível recessão nos EUA, posteriormente aliviados por dados mais animadores da economia americana. Hoje, não houve negócios no Japão em função de um feriado.
O índice sul-coreano Kospi avançou 1,15% em Seul neste início de semana, a 2.618,30 pontos, enquanto o Taiex subiu 1,42% em Taiwan, a 21.773,26 pontos, e o Hang Seng teve leve ganho de 0,13% em Hong Kong, a 17.111,65 pontos.
Na China continental, por outro lado, as bolsas ficaram no vermelho, pressionadas por ações do setor imobiliário e ligadas a serviços para consumidores. O Xangai Composto registrou ligeira baixa de 0,14%, a 2.858,20 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 0,47%, a 1.546,57 pontos.
Já na Oceania, a bolsa australiana seguiu o viés positivo da Ásia, e o S&P/ASX 200 avançou 0,46% em Sydney, a 7.813,70 pontos.
Mais adiante, na quarta-feira (14), a atenção dos investidores globais vai se voltar para novos dados da inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que tendem a influenciar o ritmo em que os juros básicos americanos provavelmente serão cortados até o fim do ano.
Europa opera no positivo
As bolsas europeias operam com leve viés de alta na manhã desta segunda-feira, estendendo ganhos do pregão anterior, em dia de agenda vazia e à espera de novos dados de inflação dos EUA e do Reino Unido.
Investidores estão na expectativa por relatório mensal da inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que será conhecido na quarta-feira (14) e tende a influenciar o ritmo em que os juros básicos americanos provavelmente serão cortados nos próximos meses. Ainda na quarta, será divulgado o CPI britânico, quase duas semanas depois de o Banco da Inglaterra (BoE) reduzir sua principal taxa de juro em 25 pontos-base, a 5%.
Revisão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro do segundo trimestre também está prevista para esta semana.
Às 6h25 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,34% e a de Frankfurt tinha alta marginal de 0,02%, enquanto a de Paris caía 0,14%. Já as de Milão, Madri e Lisboa registravam ganhos de 0,20%, 0,03% e 0,26%, respectivamente.
*Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo