Bolsa de Valores de Londres vende bolsa italiana por 4,3 bilhões de euros
A London Stock Exchange (LSE), Bolsa de Valores de Londres, vai vender toda a sua participação da Bolsa da Itália por 4,33 bilhões de euros (cerca de R$ 28,2 bilhões) à Euronext NV, bolsa europeia. A venda foi anunciada nesta sexta-feira (9).
A negociação tem como objetivo aliviar as preocupações antitruste sobre o domínio potencial do comércio de títulos da LSE, visto a proposta de US$ 15 bilhões entre a LSE e a Refintiv. A bolsa italiana é a maior a líder de títulos na Itália, sendo um dos maiores mercados de dívidas da Europa. Já a Refinitv possui a plataforma de negociação de títulos Tradeweb.
Segundo o analista de ações, Chris Turner, consultado pelo “The Wall Street Journal“, a venda da Bolsa da Italia, facilita as negociações da LSE com a Refinitiv. “Isso remove um grande obstáculo para o negócio e também pode gerar alguma boa vontade política”.
Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!
A Euronext lidera um consórcio de compradores que inclui um braço de investimento do governo italiano e do banco da Itália, Intesa Sanpaolo. O preço da operação inclui um pagamento não especificado com base no dinheiro gerado pela bolsa italiana até a conclusão do negócio, segundo o comunicado das empresas.
O governo italiano já havia sinalizado que favoreceria um acordo em que a Itália manteria parte da propriedade da bolsa. O negócio da Bolsa de Valores de Londres para adquirir o Refintiv está sob revisão da Comissão Europeia.