O Banco BMG informou no final de semana a aquisição de 65% da Pago Cartões, que teve seu nome alterado para Granito. A ideia é inserir o banco no mercado de micro e pequenos varejistas, ainda dominado pela PagSeguro mas cada vez mais competitivo.
A compra ainda está sujeita à aprovação do Banco Central, mas representa mais um movimento no mercado cada vez mais movimentado das máquinas de pagamento. O GPA, por exemplo, anunciou uma maquininha própria neste mês, a Passaí. Entre outras no mercado, destacam se a POP Credicard, a Stone, a Superget do Santander e a Moderninha do PagSeguro.
A Pago Cartões, que iniciou em 2015, desenvolve produtos customizados para seus clientes e oferece recursos como a possibilidade de dividir transações e separar gorjetas em restaurantes, por exemplo. Atualmente, suporta mais de 20 bandeiras, possui mais de 20 parceiros, escritórios comerciais próprios, e movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano em sua maquininha, segundo o BMG.
“O banco vinha estudando a melhor forma de entrar nesse mercado. A Pago, que agora passa a se chamar Granito, tem o know how em tecnologia. Essa expertise será aliada à força e singularidade da nossa rede de distribuição”, aponta Flavio Guimarães Neto, diretor financeiro do BMG.
O BMG é o sexto maior banco emissor de cartões no Brasil, e vê na aquisição uma maneira de crescer ainda mais. Agora, o banco está no ramo do chamado “varejo de meios de pagamento”.