Mais uma: Bluefit (BFFT3) cancela IPO e marca a 13ª desistência de 2022
A rede de academias Bluefit (BFFT3) aumentou a lista de empresas que desistiram de suas ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) na bolsa de valores neste ano.
Só em janeiro, foram 13 desistências de IPOs, encerrando operações que tinham potencial de movimentar R$ 15 bilhões, segundo fontes do Estadão. A Bluefit planejava captar cerca de R$ 600 milhões.
O IPO da rede de academias estava previsto para acontecer em setembro do ano passado, mas o mercado azedou e a empresa optou por adiar a oferta que havia sido protocolada em agosto de 2021.
Com isso, os planos foram transferidos para o início de 2022. Mas, com o cenário ainda bastante complicado para estreantes na Bolsa, sem apetite dos investidores por novas ações, a Bluefit desistiu do IPO.
A justificativa é a mesma das outras 12 empresas que optaram pelo mesmo caminho: condições desfavoráveis do mercado.
Com o dinheiro que seria captado na oferta primária, a rede de academias pretendia abrir novas filiais pelo Brasil e adquirir novas franquias e participações em outras redes de academias.
Desistências de IPO em 2022
Com o novo anúncio adicionado à conta, o número de empresas que desistiram de listar suas ações em Bolsa já soma 13 em 2022.
As duas últimas desistentes haviam sido a rede de restaurantes Madero e a empresa de cibersegurança ISH Tech, que comunicaram o cancelamento do IPO no último dia 25. Veja a lista completa das empresas que ficaram longe da Bolsa.
- Monte Rodovias,
- Ammo Varejo,
- Dori Alimentos,
- Environmental ESG,
- Vero Internet,
- Coty,
- Claranet,
- Fulwood,
- Concosud,
- Cantu Store,
- Madero,
- ISH Tech,
- Bluefit.
A visão dos especialistas é de que o investidor está ainda mais seletivo em 2022, por causa dos juros mais altos no Brasil, além da crescente aposta de que o banco central norte-americano também vá começar a elevar os juros por lá.
A Bluefit foi criada em 2015, em Santo André, na Grande São Paulo (SP). A rede de academias acelerou o crescimento depois de um aporte do fundo Leste, em 2017. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 academias e contratos já assinados para inaugurações.