A Blau Farmacêutica (BLAU3) estreou em queda nesta segunda-feira (19). Após sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da companhia abriram em baixa de 0,35% na B3, negociados a R$ 40.
A companhia precificou suas ações a R$ 40,14 na última sexta-feira (16), movimentando cerca de R$ 1,2 bilhão com a operação. Contudo, o preço ficou abaixo da faixa indicativa, que ficava entre R$ 44,60 e R$ 50,60. Além disso, a Blau Farmacêutica também reduziu o volume da oferta, com a exclusão das secundárias, que iriam para os atuais investidores.
A mudança ocorreu “em razão das adversidades oriundas das atuais condições de mercado”, justificou a novata da Bolsa. O IPO da empresa estava previsto para movimentar R$ 2,1 bilhões com as duas tranches, quase o dobro do efetivamente levantado.
Segundo a farmacêutica, os recursos captados com a oferta serão destinados da seguinte forma:
- Expansão da capacidade produtiva e verticalização de insumos estratégicos;
- Aceleração de sua política de investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas e medicamentos (P&D), no Brasil e no exterior;
- Investimentos em centros de coleta de plasma nos Estados Unidos;
- Ampliação de sua capacidade produtiva e de distribuição na América Latina;
- Expansão de seu mercado de atuação na América Latina;
- Reforço do capital de giro;
- Amortização das debêntures.
A companhia foi listada no Novo Mercado da B3, mais alto nível de governança corporativa da B3. A operação foi coordenada por Itaú BBA, J.P. Morgan, Bradesco BBI, Citi, BTG Pactual e XP.
Histórico da Blau Farmacêutica
Segundo as informações prospecto arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Blau Farmacêutica é uma indústria no segmento institucional, com portfólio de produtos próprios de medicamentos, e uma pioneira em biotecnologia.
Com sede em Cotia (SP), a empresa conta com cinco plantas produtivas: São Paulo, Cotia (Sintéticos e Biotecnológicos), Anápolis e Caucaia.
O foco da companhia está nos segmentos de biológicos, especialidades e oncológicos. A farmacêutica conta ainda com um portfólio de injetáveis, indispensáveis para hospitais, clínicas e HMOs.
O portfólio de produtos da companhia está centrado em linhas de medicamentos para as principais áreas terapêuticas do mercado de produtos hospitalares, incluindo, oncologia, hematologia, nefrologia e especialidades, com grande potencial de crescimento de consumo.
No ano passado, a Blau Farmacêutica teve um lucro líquido de R$ 254,33 milhões, frente aos R$ 200,23 milhões reportados em 2019.