O Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou dados nesta terça-feira (01) sobre o balanço da Black Friday e apontou que as vendas online representaram 50,4% do total do volume transacionado na última sexta-feira (27). O resultado equivale a um avanço de 12,9% na comparação anualizada.
Além disso, essa foi a primeira vez que o volume de vendas nas lojas online durante a Black Friday ultrapassa o volume de vendas na lojas físicas.
De acordo com os dados da área de cartões do Itaú, o avanço das vendas online foi impulsionado pelos seguintes setores:
- Restaurantes (+88%)
- Material de Construção (+63%)
- Drogarias e Cosméticos (+37%)
- Lojas de Departamento (+31%)
Já o desempenho nas lojas físicas, onde o volume de vendas teve queda de 27% na comparação anualizada, foi puxado pelos seguintes setores:
- Viagem e Turismo (-44%)
- Vestuário (-37%)
De acordo com o diretor de cartões do Itaú, Fernando Amaral, “o crescimento na preferência dos consumidores pelas compras online é uma tendência do varejo”.
Sobre a Cyber Monday, o banco afirmou que a data movimentou 8,5% a mais em faturamento esse ano, em comparação com o mesmo período em 2019.
Além disso, um levantamento feito pela Ebit/Nielsen apontou que as vendas online na Black Friday considerando o período entre a quinta-feira (26) e sexta-feira (27), registraram um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, somando R$ 4,02 bilhões na edição deste ano.
De acordo com a pesquisa, ao todo foram mais de seis milhões de pedidos gerados nesta Black Friday, o equivalente a uma alta de 15,5%.
A percepção foi de que o “esquenta da Black Friday“, vendas feitas antes da data oficial, foi uma estratégia acertada. Com as promoções durando mais tempo, as compras acabaram sendo realizadas ao longo de todo o mês de novembro.
Reclame Aqui registra 9.160 reclamações na Black Friday
O site Reclame Aqui registrou 9.160 reclamações ao longo da Black Friday, uma expansão de 4,09%. Segundo o pesquisa, 27,01% das reclamações foram sobre propaganda enganosa, seguida de problemas na finalização da compra (10,12%) e divergência de valores (9%).
Entre as 10 empresas mais reclamadas, se destacam as companhias que compõem o chamado Universo Americanas, a B2W Digital (BTOW3), a plataforma de logística Let’s e a fintech de negócios Ame Digital.
O marketplace terceirizado das Lojas Americanas (LAME4) teve o maior número de chamados na Black Friday, com 471, enquanto sua loja online ficou em 4º (289).